sábado, 23 de junho de 2018


Sinais do Novo Congelamento

 

As pessoas tendem a olhar o mundo com os olhos mais próximos:

OLHOS DAS PESSOAMBIENTES

·       OLHOS DAS PESSOAS:

1ª potência (a de menor alcance): indivíduos;

2ª potência: famílias;

3ª potência: grupos;

4ª potência: empresas;

·       OLHOS DOS AMBIENTES:

5ª potência: cidades-municípios;

6ª potência: estados;

7ª potência: nações;

8ª potência: mundos (em processo de globalização: verá muito mais longe com o Hubble americano, o superkamiokande japonês, o supercolidente de supercondutividade americano não construído ainda, etc.).

OS ESPAÇOTEMPOS OBSERVADOS

Antigo
Geologia
Recente
 
Paleontologia
 
Antropologia
 
Arqueologia
 
Geo-história

Se for questão geológica como as “bolas de fogo” e as “bolas de gelo” não se deve usar olho pequeno, que só vê bem de perto; é preciso acionar estudos mundiais.

O descongelamento depois do fim da Glaciação de Wisconsin-Worm começou há 12-11 mil anos atrás, mas não terminou; está recomeçando agora, podendo ter sido disparado pela presença humana, porém seguindo seu curso próprio. A “bola de gelo” da glaciação ainda não terminou de chegar totalmente à “bola de fogo”, quando a Terra estará TOTALMENTE descongelada, iniciando-se então nova glaciação, em ciclo. Isso é círculo, que não terminou, não se fechou; está fechando agora e podemos esperar descongelamento total e depois o reinício do congelamento.

Vitória, segunda-feira, 08 de janeiro de 2007.

 

 

CICLO GLACIAL

Relevo marinho no Canal de São Sebastião aponta para existência de uma laguna há 40 mil anos

Flávia Souza
Há cerca de 40 mil anos, o canal de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, pode ter abrigado uma laguna. A hipótese é sustentada por um estudo realizado no Instituto Oceanográfico (IO) da USP que identificou variações na sedimentação da área norte do canal e levantou hipóteses sobre as características que o lugar tinha há milhares de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário