segunda-feira, 18 de junho de 2018


O Mito da Cavernac

 

Como você sabe o Mito da Caverna é de Platão, filósofo grego, como consta abaixo. Na série que fui desenvolvendo sobre o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) transpareceu cada vez mais dos raciocínios e da lógica que aquilo que os tecnocientistas antropólogos, arqueólogos e geo-historiadores nos disseram das cavernas não passa de mito, de pura lorota, de invencionice, pois nossos antepassados nem de longe eram os idiotas mostrados.

A própria palavra TROGLODITA [no dicionário Aurélio Século XXI: Do gr. troglodWtes, pelo lat. troglodyta. Adj. 2 g. 1. Que vive debaixo da terra ou em cavernas. S. 2 g. 2. Pessoa que vive sob a terra. 3. Membro de comunidade pré-histórica que habitava em cavernas] é negativa e daninha ao sugerir gente atrasada, imbecil, incompetente, bruta.

De modo algum era assim.

Nossos antepassados não eram menos espertos que nós e provavelmente usavam sua inteligência e memória muito mais, porque podiam contar menos com a coletivização das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações, mundo): cada um devia dar o máximo de si no limite mesmo para sobreviver e passar seus genes ao futuro. Nós é que fomos embrutecendo, porque pudemos passar a contar com o próximo, com MUITOS PRÓXIMOS, sendo hoje 6,5 bilhões de nós em todos os cantos do mundo. Se há uma enchente que arruína as lavouras de um lugar podemos contar com os suprimentos de outro sem que sequer o preço suba significativamente, podendo até descer, porque podem desejar conquistar mercado.

Em resumo, eles TINHAM DE SER MAIS ESPERTOS, pois não podiam contar com mais ninguém, só com as pessoas da tribo e olhe lá, imersos que estavam numa Natureza profundamente adversa.

Assim, nosso olhar sobre a caverna antiga deve ser revisto.

 

A CAVERNA MOSTRADA PELOS T/C É MITO

Mito da caverna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna, é uma passagem de um escrito do filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo, Editora Ática, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário