domingo, 17 de junho de 2018


De Maistre Empobrecido de 6,5 Bilhões

 

No livro de Alain Finkielkraut, A Derrota do Pensamento, 2ª edição, Rio de Janeiro, Paz & Terra, 1988, p. 26/7 o autor diz:

“Um século antes de Spengler e seu Declínio do Ocidente, os extremistas lhes respondiam: o homem é uma miragem, um ‘fantasma zoológico’, só existem as mentalidades e as culturas nacionais: ‘não há homem no mundo, diz uma célebre fórmula de Joseph de Maistre. Vi em minha vida franceses, italianos, russos. Sei mesmo, graças a Montesquieu, que se pode ser persa; mas quanto ao homem, declaro nunca tê-lo encontrado; se ele existe, eu ignoro”.

A ignorância de De Maistre começa cedo.

OS EXISTENTES

·       PESSOAS QUE EXISTEM:

1.       Indivíduos;

2.       Famílias;

3.      Grupos;

4.      Empresas;

·       AMBIENTES QUE EXISTEM:

5. cidades-municípios;

6. estados;

7. nações (ele só reconhecia estas; faltaram-lhe 7/8 da visão);

8. mundos.

Há no mundo 6,5 bilhões de indivíduos e essa riqueza De Maistre perdeu, vendo somente a cultura ou nação.

Primeiro que o ser humano não pode ser “fantasma zoológico” porque nem animal é: é racional, ultrapassa a animalidade e vai à segunda Natureza, muito além da primeira (fungos, plantas, animais e primatas). Segundo que não é fantasma, pode ser apalpado (a polícia faz isso o tempo todo). Como é que por orgulho expressivo De Maistre se deixou iludir? Como é que ele não viu 7/8 ou 87,5 % de tudo? Que míope ele era!

Fazer uma declaração bombástica dessas “só para aparecer”, como diz o povo, é o cúmulo da ignorância, além de ser pura perda de tempo.

Vitória, quinta-feira, 04 de janeiro de 2007.

 

JOSÉ

Maistre, Joseph de (1753-1821), teórico político e filósofo francês, representante máximo do pensamento conservador oposto às idéias do Iluminismo e da Revolução Francesa. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Joseph de Maistre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joseph de Maistre (1753-1821), escritor, filósofo, diplomata e advogado natural de Savóia.
Considerações acerca das "Considérations sur la France" de Joseph de Maistre
Paulo Miranda
Se porventura indagarmos quem foi Joseph de Maistre a certos católicos conservadores, ouviremos extenso laudatório. De Maistre teria sido, talvez, um dos maiores católicos ultramontanos, ardoroso inimigo da Revolução Francesa, vibrante defensor da Igreja e do Papado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário