Trem de Minas ou Os
Microtrens-Bala
Um trem atual é muito grande -
relativo ao tamanho humano - pois seres humanos (antes, somente os homens) os
dirigem. Na travessia Vitória-Minas (de Vitória a Belo Horizonte ou vice-versa)
há duas linhas, uma de vinda com os trens de minério e outra de volta com os
vagões vazios; e às vezes há trânsito de carro de passageiros. São trens de
baixa velocidade e locomotivas nas duas pontas; na viagem de vinda a locomotiva
da frente puxa e a de trás empurra e na volta é o contrário, imagino.
No lugar deles pensei nos
micro-trens (os trens minúsculos que substituirão os grandes) correndo em
tubos, digamos 16 tubos. Como não precisaremos mais de homens em cabines, os
trens podem ser pequeníssimos. Precisaríamos somente de um conjunto de tubos de
vinda e outro conjunto de tubos de volta, digamos 8 + 8, mas pode dar defeito
numa série, sendo preciso consertar, de modo que é interessante ida e volta
multiplicar-se por vazio e cheio, 2 x 2 = 4.
QUATRO
TUBOS (podendo
ser consertados pelos dois lados)
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OS TRENS DE HOJE (relativos aos seres humanos)
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Agora podemos conduzir com a
informática super-rápida e a cibernética, isto é, com computadores-robôs desde
escritórios confortáveis situados até a centenas de quilômetros. Isso se chama
telecontrole, palavra introduzida pelos franceses. A partir de então os
microtrens poderiam correr como trens-bala a 500 km/h em vez de 50 km/h como hoje.
Poderiam vir pesados das alturas de Belo Horizonte com a energia da gravidade e
voltar vazios.
TREM
MINIATURA
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Trens-miniatura com locomotivas
pequenas, mas poderosas, seriam encadeados quilômetro sim, quilômetro não,
vazio de mil metros para segurança: de Vitória a BH existindo 500 km seriam 250
TBM (trem-bala miniatura), no total dos 8 tubos de vinda (8 x 250 =) 2.000 km
de carga ultra-rápida.
Para evitar manobras complicadas na
chegada os microtrens poderiam ser automatizados com uma faixa de Moebius, em
vez de um semicírculo, pois se fosse um desses a carga seria derramada, mas o
trem viraria de cabeça para baixo; com a FM ele virará a carga e voltará à
horizontal.
FAIXA
DE TRANSFERÊNCIA
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Os MTB viriam em alta velocidade,
derramariam a carga, girariam na FM e voltariam vazios pelo outro tubo. Tudo
isso automatizado, infocontrolado pelos computadores-robôs.
Vitória, sexta-feira, 20 de outubro
de 2006.
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