quarta-feira, 11 de abril de 2018


O Arranjo Contra V

 

A revista começou a ser feita em 1982/3 e terminada em 1988, como diz abaixo; foi publicada no Brasil em 1989 em cinco partes (para fazer menção a V, cinco em romano) e foi essa edição que comprei. Na revista não havia Interlink PORQUE na época em que foi lançada não havia Internet pública. Acrescentaram também os notebooks, na ocasião inexistentes; primaram pelos brilhos e cores quando a revista é nitidamente dark, noir, escura, negra mesmo para indicar opressão governamental: só tem cinzas e cores escuras para induzir no leitor-vedor um estado de espírito bem preciso, do qual surgirá a reação.

No filme fizeram V terrorista, como é moda nos EUA, como se ele estivesse desbancando um governo legítimo, não-opressor. É o contrário, na revista a menção a Guy Fawkes é incidental, ao passo que no filme V parece um louco, um maníaco vidrado em destruição pela destruição, sem propósito libertário algum. A revista V de Vingança (naturalmente o original é Vendetta, nome italiano bem específico, significando “espírito de vingança” na Córsega) não é propriedade dos americanos, é uma obra-prima mundial, de todos. Eles a perverteram, denegriram os autores, diminuíram a universalidade (preferirei dizer “mundialidade”, palavra que não existe) da concepção contra todo governo tirano.

No filme tudo “termina bem”, ao passo que na revista Evey continua a lutar como um segundo V, pensando todos haver continuidade; a mensagem é clara: se um lutador morrer ele deve ser substituído, deve-se dar continuidade ao seu trabalho honroso de libertação em relação ao “corpo vigilante” (dedo, todos os informantes; olhos, tato, olfato e assim por diante, todo o poder do Grande Irmão).

Uma bosta o filme!

Vitória, sábado, 09 de setembro de 2006.

 

SUBVERTERAM A REVISTA EM QUADRINHOS (era uma obra prima e virou uma porcaria, um filme-porqueira)

V for Vendetta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

V de Vingança (versão em português para V for Vendetta) é uma série de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história se passa em um distópico futuro no Reino Unido, em que um misterioso anarquista tenta destruir o governo fascista que está no poder depois de uma grande guerra.

V for Vendetta (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Passado numa Londres totalitária do futuro, "V de Vingança" conta a história de Evey (Natalie Portman de Star Wars), uma jovem doce e tranquila que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado, conhecido apenas por "V" (Hugo Weaving de Matrix).

Nenhum comentário:

Postar um comentário