terça-feira, 19 de dezembro de 2017


Os Panelões de Marte

 

Há nítidas marcas de corrimento de água em Marte, mas não vemos a água propriamente dita, pois está oculta. Onde?

Pensei que a resposta pode ser “em toda parte”, só que por dentro (atribuíram isso ao pó), exatamente como esperaríamos na Terra nas crateras com água quando houvesse assoreamento progressivo e se definisse finalmente a completa planificação do panelão pelos depósitos. Contudo, lá não podemos ver água, muito menos chuva. Como perguntou minha filha Clara em outra situação, “qual é o mecanismo que responde por isso? ”

Penso que só pode ser este: o solo todo, em toda parte, está misturado com água congelada, pois a temperatura está sempre abaixo de zero. Quando as tempestades sopram levam apenas o pó ressequido superficial, já que lá há tênue atmosfera de freqüentes tempestades de poeira. Quando cai um meteorito ou cometa grandes porções do solo são contaminadas de energia, que degela tudo, elevando as temperaturas acima de zero grau Celsius e descongelando o gelo-areia; ao descongelar a água escorre, formando os rios que saem das crateras ou panelões pelos “ladrões mais baixos”, a parte mais baixa nas montanhas em volta, como se vê na Cratera Gusev em falsa cor e depois em visão artística.


TODO O SOLO DERRETE, porisso os rios surgem do nada e vão para o nada, sempre nas mesmas posições, exceto onde houve impacto direto, quando muda o regime e novos rios são inventados. Os panelões são rios redondos. Aqui na Terra esperamos que um rio surja de uma fonte e siga até o mar; lá não há isso: os rios surgem em qualquer lugar e correm para o lugar mais baixo, desaparecendo no solo quando esfria, pois o mecanismo é outro.

Ou seja, em toda parte quando cai um meteorito ou cometa a água do subsolo derrete e mina para cima, simultaneamente; e enquanto continua quente continua escorrendo, desaparecendo depois por misturar-se de novo com o solo. Assim, Marte é terrestre acima de zero e é jupteriano gasoso abaixo de zero. Os rios dos panelões são redondos; a água borbulha dentro deles no aquecimento e desaparece quando esfria.

ISSO NÃO ACONTECEU HÁ MILHÕES DE ANOS (aconteceu na mais recente queda suficientemente grande para derreter qualquer porção de gelo sub-superficial)


DE VEZ EM QUANDO MARTE SANGRA (deve ser mulher, então; aliás, é cognato na Rede Cognata, isto é, Marte = MULHER = MORTAL = HOSTIL = EXÉRCITO = MORTE = NOBRE e segue)

see caption

CRATERAS DE MARTE

see caption

Nenhum comentário:

Postar um comentário