terça-feira, 19 de dezembro de 2017


Mapas de Velocidade do Universo

 

Naturalmente espaço (a esfera onde você está) e tempo (o que acontece dentro dela, notação das trocas) são importantíssimos, porisso são intuitivos, ninguém precisa defini-los, ninguém precisa ser ensinado a usar, não há escola sobre o espaço e o tempo. E são tão importantes que foi preciso o aparecimento de Einstein (judeu alemão 1879 – 1955) para depois de 11 mil anos de civilização desde Jericó introduzir uma nova chave compreensiva, a de que constituem um par polar unido no centro como espaçotempo, ou seja, E~T, eles estão inextrincavelmente unidos.

Juntos eles produzem um terceiro, velocidade, na fórmula v = x/t, quer dizer, v é uma redução do espaço: quanto maior for o tempo menor ficar sendo o espaço entre A e B; dizendo de outro modo x é uma multiplicação da velocidade ou do tempo: quanto maior for a velocidade menor precisa ser o tempo para vencer uma mesma distância.

Velocidade é muito importante, é fundamental.

Velocidade está na fórmula-chave seguinte de Einstein E = mc2, quando ao quadrado de c (velocidade da luz no vácuo) multiplica a massa para fornecer as classes de energia que estão nas diversas condensações conhecidas como matéria (ali, massa). É uma balança-de-massas, por assim dizer, mostrando quanta inércia (como a inércia está unida à gravidade em gravinércia, o tijolo fundamental materenergético, é medida de gravidade também) há em cada objeto.

TRAGO ESSA ROSA (razão) PARA LHE DAR (diz a música) – geometria da velocidade.

·       Velocidade como ponto (só adotamos essa, nos velocímetros dos carros; é individual, não é coletiva, não é relacional, nem é dialética ainda, não existe DIÁLOGO DE VELOCIDADES);

·       Velocidade como linha;

·       Velocidade como plano;

·       Velocidade como espaço.

A velocidade não pertence à métrica do SI, Sistema Internacional de Unidades, como o metro (espaço) e o segundo (tempo). De fato, deveria pertencer e veríamos o universo com outros olhos, dado que a velocidade nos diz do comportamento em relação àquilo que denominei HORIZONTE DE SIMULTANEIDADES, HS, o plano comum de troca de info-controle.

CLASSES DE VELOCIDADES (diz respeito a alcançar o universo)

10ª
11ª
12ª
13ª

Precisamos rever nossos conceitos.
Vitória, terça-feira, 03 de janeiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário