sábado, 16 de dezembro de 2017


Discrepâncias Intoleráveis Livro-Cinema

 

Comprei dois títulos, li um, gostei muito do jeito de escrever de Lee Child, que não conhecia, diz numa capa que vendeu mais de 100 milhões de exemplares no mundo, por comparação com o (erradamente) festejado Dan Brown, que escreve bem, mas é maluco de pedra.

O Child tem estilo e há grande suspense nos dois títulos que li.

Tenho me interessado, perguntei na Internet, fiquei sabendo de outros dois títulos que viraram filmes protagonizados por Tom Cruise, O Último Tiro e Sem Retorno, já tinha assistido isoladamente, assisti de novo como conjunto.

OS FILMES (Tom Cruise é de 1962, 55 anos agora, o personagem que interpreta tem em torno de 40 anos)

Resultado de imagem
O Último Tiro, lançamento em 2012 nos EUA.
Jack Reacher: Sem Retorno
Sem Retorno, lançamento em 2016 nos EUA.

Acontece que Tom Cruise tem 1,70 m (um centímetro a menos que eu, que sou baixo mesmo no Brasil), enquanto o personagem é bem mais alto e pesado.

OS LIVROS

Resultado de imagem para alerta final  LEE
Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012 (original americano de 1999).
Resultado de imagem para ACERTO DE CONTAS LEE
Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2017 (original americano de 2003).

Em Acerto de Contas, para comparar com outro personagem ainda mais alto e mais pesado, de 2,15 m e 180 kg, Paulie, Jack Reacher diz ter 2,00 m e 113 kg, enquanto Tom Cruise tem somente 1,70 m, como disse. É muito diferente o ator baixote perto do armário que é o Reacher, mais como um triângulo com o vértice para baixo e a base para cima.

Em Alerta Final, quarto da série, Child mostra Reacher descarregando rolos que pesam cada um 45 kg, postos na vertical um em cada mão, 90 kg no total, 11 viagens para perfazer uma tonelada em uma hora. Parece com Tom Cruise?

Cruise não é ator ruim, não é um cara de pau que não consegue modelar o rosto e o corpo, é só que destoa da configuração, não dá exatamente o tom de Reacher, um gigante que não é docinho de coco, mas não é cruel, é atencioso com as pessoas (particularmente, gosta de mulheres nos dois sentidos).

Enfim, não se pode zombar do espectador. Afinal de contas, o filme é uma relação de confiança entre o grupo que o realiza e as plateias.

Vitória, sábado, 16 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário