sábado, 16 de dezembro de 2017


A Viúva de Minissaia

 

Toda geração tem idéia de estar vivendo tempos degenerados. Degenerados não sei de quê! Pois se os tempos de antes comportavam as mesmas patifarias, só que de outro estilo, de outra moda. De fato, os tempos de agora até que são muito pacíficos, em certo sentido, mais doces e menos tenebrosos que os anteriores.

A CURVA DO SINO ENSINA... (a distribuição normal vista no espaço)


...E AS ONDAS TAMBÉM ENSINAM (tudo vai e volta, é o eterno retorno em outros moldes; a moda do luto fechado também vai voltar em algum tempo, mas agora a onda é a da liberalização)


Digo isso para lembrar que não apoio regressões.

Houve tempo em que as mulheres “guardavam luto fechado” durante um ano ou mais. Vestiam-se de negro, não saíam de casa, não conversavam com homens por anos a fio em caso de viuvez. Os homens também, embora fossem fingidos e dessem suas escapadas.

ERA ASSIM (e em muitos lugares ainda é)


Depois se vestiram com roupas negras de bolinhas brancas e foram ficando cada vez mais serelepes, até aparecer a figura da “viúva alegre”, que só fingia. Hoje pensei ter visto no centro de Vitória uma viúva com uma dessas roupas que nem são brancas nem negras e meus olhos compuseram a imagem da mulher de minissaia, da viuvinha de minissaia, que cumpre a contragosto os mandamentos sociais.

É claro, quero falar do fingimento.

A mentira é uma coisa muito ruim.

É preferível não guardar luto algum a fingir e assim deve ser com tudo: jamais devemos falsear nossos sentimentos ou razões.

A MINISSAIA (ela indica alegria de ser, doação, não é para mulheres chorando perda)


Vitória, terça-feira, 03 de janeiro de 2006.

 

No começo da década de 60, a minissaia era febre. Todas as garotas queriam usá-la, pois era a primeira vez que uma saia ficava acima dos joelhos. Para os mais velhos, a minissaia era uma ousadia. Hoje em dia, gente de toda idade tem uma no guarda-roupa.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Revolucionaria por excelência, quanto aos valores de sua época, a nostálgica década de 60 mudou o século XX. A música (com a invenção do pop rock), no comportamento (com a liberação sexual) e na moda feminina, (com a criação da minissaia).
O início dos anos 60 ainda mantinha aquele espírito calmo da década anterior. Jackie Kennedy era celebridade absoluta, com seu estilo discreto e elegante.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário