Sambarato
Em Bossa Nobre, Livro 85, e em A Nobreza da Bossa, Livro 100, falei de
mudanças na Bossa Nova e entreguei cópias a nosso amigo PACOS, que é sobrinho
de João Gilberto.
Agora se trata de
renovar o samba em si mesmo, a fonte da bossa nova, sendo esta mistura do samba
com o jazz (teria sido oportuno – não sei se melhor – chamar de samba-jazz; nos
EUA a bossa nova é conhecida como BRAZILIAN JAZZ, jazz brasileiro).
O melhor a fazer é
tornar o samba barato, como diz a fusão acima: samba-barato, sambarato; quer
dizer, vulgarizá-lo, no sentido mesmo de ser quase de graça, para o povo. Com
isso as escolas de samba deveriam tornar-se ESCOLAS POPULARES DE SAMBA
investigando as raízes populares da cultura ou nação ou povelite. Voltar-se
como instrumento de desenho popular para a representação das ânsias populares.
Em vez de uma vez por ano no carnaval aparecer para as elites e a mídia,
fazê-lo o ano todo para a população pobre e a classe média. Como dizia São
Francisco, “fazei-me instrumento da vossa paz”.
SAMBA FRANCISCANO
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O samba se tornou
suntuoso, ambicioso, ostentoso, luxuoso, soberbo no pior sentido. Encantou-se
com a chance de aparecer entre os ricos e os médio-altos, esqueceu-se de suas
origens.
Vitória, agosto de
2005.
HISTÓRIA DA MPB
Música popular
brasileira (MPB)
Música popular
brasileira (MPB), sua rica história teve início no final
do século XVIII, quando as cidades começaram a ganhar densidade demográfica
e, com elas, surgiu um povo capaz de produzi-la e, principalmente, de
cantá-la. Microsoft ® Encarta ®
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HISTÓRIA DO SAMBA
A história do samba
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A História do Samba e Pagode
Conhecido em todo o
mundo pelos famosos carnavais do Rio de janeiro e, mais recentemente, de
Salvador, Recife, São Paulo e Olinda, o samba, enquanto expressão musical,
tornou-se um símbolo do Brasil.
Fonte: Enciclopédia
Barsa vol. 13- edição 1997
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