quinta-feira, 23 de novembro de 2017


Programa de Índio

 

                            Como já disse e insisto sempre os índios deveriam ser cooptados para se tornarem uma espécie de curupiras das selvas, protetores das matas.

                            São agora 300 mil. Sendo os funcionários públicos - segundo dizem - seis milhões, facilmente os 300 mil índios (na realidade metade de adultos, 150 mil ou 2,5 % do total de empregados) poderiam ser contratados pelos governos para tomar conta das florestas remanescentes, inclusive na Amazônia, criando-se CONSELHOS TUTELARES DAS MATAS, com leis próprias muito simples e diretas, com publicações, com museus, com bibliotecas.

                            A cooperação de toda a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria, Rádio e Internet) seria tanto espontânea quanto paga, com participação de PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e de AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo, através da ONU e grupos de países financiadores dos projetos). Os índios iriam às escolas de primeiro e segundo graus, universidades, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Falariam com os do Conhecimento (mágicos-artistas, teólogos-religiosos, filósofos-ideólogos, cientistas-técnicos e matemáticos), com os 22 tipos de tecnartistas e com as chaves e bandeiras do modelo.

                            Vitória, agosto de 2005.

 

PROGRAMA DE ÍNDIO (tem no Brasil sentido ruim, de coisa difícil de fazer, desagradável, divertimento errado, situação penosa; mas tudo muda e abaixo estão alguns exemplos)

Programa de Índio na Estação Ciência
Exposição fotográfica sobre povos indígenas em cartaz em São Paulo
A Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade de São Paulo tem honra de receber em São Paulo, de 25 de setembro a 28 de outubro, a Exposição Fotográfica Programa de Índio, um retrato da vida atual de oito povos indígenas da Amazônia paraense e maranhense.
Programa de índio
Novo roteiro de turismo leva visitantes para conhecer o dia-a-dia de uma aldeia na borda do Parque Indígena do Xingu
RENATA LEAL

                            ÍNDIOS

A perspectiva histórica e o brilhantismo do autor situam, em termos claros, um problema que o Brasil precisa resolver: o que fazer com suas culturas autóctones sobreviventes.
Fragmento do livro O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil
O processo de formação do povo brasileiro, que se fez pelo entrechoque de seus contingentes índios, negros e brancos, foi altamente conflitivo. Pode-se afirmar, mesmo, que vivemos praticamente em estado de guerra latente que, por vezes, e com freqüência, se torna cruento, sangrento. Fonte: Ribeiro, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Índios do Brasil
Sociedade indígena, Escravidão e miscigenação, cultura indígena, índios brasileiros, educação indígena, arte indígena, tribos indígenas do Brasil, línguas indígenas, contato entre índios e portugueses.
Bem vindo ao Ambiente Índios
Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil, contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000.A maior parte das terras indígenas (98%) está na Amazônia Legal, onde moram 170.000 índios.
A história
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios. Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.
 
 

                            CURUPIRA

Curupira Ambiental
Contém informações sobre esta Associação, que é atuante no litoral norte de Santa
Catarina e em Curitiba (Brasil). Vários textos sobre reciclagem.
Curupira
Ser lendário bastante comum na Amazônia é o Curupira, descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores.
O CURUPIRA
Ser fantástico que, segundo a crença popular, habita as florestas e é o protetor das plantas e dos animais. Referido desde o séc. XVI, o curupira é descrito como tendo a estatura de um menino, pele escura e os pés às avessas, isto é, com os calcanhares para frente; suas pegadas enganam os caçadores e seringueiros, que se perdem nas florestas. O curupira também faz as pessoas se perderam imitando gritos humanos. Para não serem incomodados, os seringueiros e caçadores, adaptando um costume indígena, fazem oferendas de pinga e fumo.1
UM DESENHO E UMA REPRESENTAÇÃO HUMANA LOURA

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