domingo, 19 de novembro de 2017


Nossas Três Peles

 

                            Independentemente da posição dos profissionais e dos pesquisadores, filosoficamente podemos ver três peles ou superfícies:

1.       A pele exterior (como ela é vista de fora, o que depende de como indagamos na pontescada científica: física-química da pele, biologia-p.2, psicologia-p.3);

2.       A pele intermédia (pele propriamente dita, essa de que tratam os médicos dermatologistas);

3.      A pele interior, que é todo substrato, de fato todo o corpo podendo ser visto como um servente, naquela posição de O Gene Egoísta de Richard Dawkins em que tudo existe para servir e fazer prosperar o gene; aqui diríamos que o corpo e a mente humana existem para servir A Pele Egoísta.

A pele, pele intermédia, pele propriamente dita é muito estudada e é um programáquina formidável, sendo apenas a PELE EXTERIOR, corporal, porque existe uma PELE INTERIOR, mental, os programas que a fazem funcionar. O corpo como estruturador e financiador da pele quase não é pesando assim, ao passo que se presta mais atenção na pele enquanto superfície instável, desenhável até (tatuagens são pinturas de pele), modificável por piercings (brincos são antigas formas aceitáveis de piercings) e outros artifícios, vestidos e roupas em geral, sapatos, chapéus, braceletes, relógios, argolas, anéis e mais uma quantidade de artifícios.

Naturalmente os tecnartistas que devem cuidar de nossas peles exteriores devem pensar nos outros dois níveis, estudá-los a fundo. Dizem que a pele humana tem 25 mil cm2 (como cada m2 - metro quadrado - tem 10.000 cm2, isso dá 2,5 m2), o que permite trabalhar bastante. Como temos 6,4 bilhões (digamos média de 1,5 m2 entre adultos e crianças, entre gordos e magros, entre altos e baixos) isso dá 9,6 mil km2 de pele, mais de 20 % da área do Espírito Santo. É a superfície de nosso corpo, nossa embalagem, nosso meio psicológico de propaganda - fora as roupas. Naturalmente é um grande problema e uma grande solução.


Vitória, agosto de 2005.

 

NOSSA ANTIGA PELE BIOLÓGICA

Em todos os seres vivos existe uma membrana que serve de revestimento, separando o meio interno do meio externo. Tal membrana é denominada de tegumento que, nos vertebrados, é também denominada de pele ou cútis e é formada por duas camadas: a epiderme (mais externa) e a derme (mais interna). Esquema da pele humana - faremos agora a descrição sobre a pele humana, analisando o esquema da mesma, visto ao microscópio óptico.
Pele
Pele, em anatomia, parte do organismo que protege e cobre a superfície do corpo. Forma uma barreira protetora contra a ação de agentes físicos, químicos ou bacterianos sobre os tecidos mais profundos. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

AS ATUAIS PELES PSICOLÓGICAS DAS MULHERES

Nenhum comentário:

Postar um comentário