domingo, 19 de novembro de 2017


Nossa Dotação Genética, Tão Semelhante aos dos Outros Animais

 

Esta frase está na contracapa do livro de Fernando Savater, A Coragem de Escolher, Lisboa, Dom Quixote, 2004 (original espanhol de 2003).

Tudo errado:

1)       Não somos animais, que são da escada da Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas); somos racionais, psicológicos, humanos;

2)      Não é nada semelhante. Dos 23 mil genes (antes eram 100 mil, foram baixando), 1,3 % diferem em relação aos bonobos que, estes sim, são primatas; embora sejam menos de 300 deles, constituem o fundamento de toda re-evolução psicológica. Ali estão também a postura ereta, as mãos superdotadas, a perda dos pelos, a posição diferente da arcada dentária e tantas diferenças).

É livro cujo embasamento já se apoia, desde o começo, em pressuposição errada, erradíssima, que leva a problemas imensos ao pegar trilha errada.

No livro ele aborda a questão da liberdade.

Quem pensa que o ser humano é animal (os animais devem ser respeitadíssimos, só é questão de boxe) não pode abordar esse assunto com propriedade. A humanidade está nesses 1,3 %, em multiplicação que passou pelos 10 milhões de anos dos hominídeos, os 300 mil dos neandertais, os 100 mil dos cro-magnons.

A ELEVAÇÃO DA HUMANIDADE

ELEVAÇÃO AMBIENTAL.
8
Agora está em processo de globalização do mundo.
7
Prosseguiu com as nações.
6
Saltou aos estados.
5
Progrediu com as cidades-municípios.
ELEVAÇÃO PESSOAL.
4
Ultrapassou as empresas.
3
Avançou pelos grupos.
2
Passou pelas famílias.
1
Começou nos indivíduos.

O Savater está absolutamente errado, como os ateus e outros.

Vitória, domingo, 19 de novembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário