sexta-feira, 24 de novembro de 2017


Humanotóxico

 

                            No dicionário Aurélio Século XXI:

AGRO

Agro1 [Do lat. agru. ] S. m. Ant. 1. Terra cultivada ou cultivável; campo: "E imita muita vez do vento as vozes / Pela noturna solidão dos agros."  (José Severiano de Resende, Mistérios, p. 115). Agro2 [Do lat. acru. ] Adj. 1. Acre, azedo, ácido: "E nós inda em nossa pátria / Longe -- longe -- viveremos. / Mesmo ali -- agra saudade / Um do outro curtiremos” (Gonçalves Dias, Obras Poéticas, II, p. 33). 2. Duro, árduo, inclemente: "nas horas de desalento, quando a atenção cansada do agro labor dos estudos repousava na contemplação de um cantinho qualquer da natureza, .... a pungente saudade o torturava ainda e o perseguia sempre"  (Inglês de Sousa, O Missionário, p. 206). 3. Dificultoso, íngreme, escabroso: "Julgou achar no Amor o bem mais desejado, / Mas atrás desse amor, trilhando agro caminho, / Ensangüentou seus pés" (Eugênio de Castro, Obras Poéticas, III, p. 155). S. m. 4. Sabor agro. 5. Agrura (2 e 4).

                            TÓXICO

(cs). [Do gr. toxikón (subentende-se phármakon), 'veneno que convém ao arco ou à flecha', pelo lat. toxicu.] Adj. 1. Que envenena. 2. Que tem a propriedade de envenenar. S. m. 3. Veneno, peçonha. 4. Substância nociva ao organismo e que produz alterações físicas e/ou psíquicas diversas, podendo causar sérias modificações de comportamento além de, comumente, gerar dependência (5). [Sin. (Nesta acepç.): droga (4). ]

                            Quem mudou o nome de DEFENSIVO AGRÍCOLA (o que defende a cultura no campo) para AGROTÓXICO (o que envenena o campo) foi José Lutzemberg, pois antes ficava parecendo que faziam bem indiscriminadamente e depois ficou caracterizado que eram tóxicos e matavam mesmo, não só as plantas. Foi um “adianto” danado, como diz o povo. Tóxico é o que envenena, está no dicionário. Agro é o campo. Então, agrotóxico é o que envenena o campo.

                            Ora, o mundo ainda é biológico-p.2, mas é, para nosso maior interesse, psicológico-p.3. Envenena o quê? Envenena o ser humano, então não é apenas agrotóxico, é humanotóxico, envenena a humanidade, é ANTROPOTÓXICO (antropotóxico, do grego antropo = HOMEM). É preciso frisar isso, porque traz a notícia ruim para perto de nós e nossa repulsa, que Lutzemberg já frisou 30 anos atrás.

                            Vitória, agosto de 2005.

 

                            JOSÉ LUTZEMBERG

Lutzemberg, José Antonio (1926-), pioneiro do movimento ecologista, ou ambientalista, brasileiro. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

                            AGRO-TÓXICOS

Agrotóxicos: conheça mais sobre eles
 
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP).
VI. AGROTÓXICOS
Os agrotóxicos começaram a ser usados em escala mundial após a 2ª grande guerra. Vários serviram de arma química nas guerras da Coréia e do Vietnã, como o Agente Laranja, desfolhante que dizimou milhares de soldados e civis.
O uso indiscriminado de agrotóxicos tem produzido em todo o país várias vítimas. Preocupado, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) tem promovido uma série de iniciativas que possam proteger a saúde do trabalhador. Há alternativas, diz ele. Conheça-as nas páginas seguintes.
 
Uso de Agrotóxicos
Normas gerais para o uso de agrotóxicos
Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos (Lei Federal 7.802 de 11.07.89).

Nenhum comentário:

Postar um comentário