sábado, 18 de novembro de 2017


Funil Pré-Revolucionário

 

                            Como já contei neste Livro 140 no artigo Três Eternidades e Alguns Aborrecimentos Depois nosso amigo APB vai andar de ônibus vários milhares de quilômetros até Caracas (de Vitória, Espírito Santo, a Porto Velho, Rondônia, depois Manaus, Amazonas, e finalmente a capital da Venezuela) com a esperança de viver a presumida revolução de lá.

                            Em todo caso será interessante, porque lá se reunirão esperançosos revolucionários do mundo inteiro e eles ficarão bebendo nos bares e transformando o mundo várias vezes toda noite, ainda que alguns de fato trabalhem diligentemente pelas transformações. Certamente disso advirá um cadinho ou crisol formidável, muitas conversas proveitosas, muitos papos que irão fertilizar outras terras nas décadas do porvir.

COLETANDO INFORMAÇÕES SOBRE AS ÉPOCAS PRÉ-REVOLUCIONÁRIAS DO SÉCULO XX

DATA DO EVENTO LIMITE
LOCAL
1917
Rússia
1949
China
1959
Cuba
1973
Chile
1975
Vietnam

São os anos precedentes que interessam. É o burburinho nos – digamos – 7 anos anteriores que devem ser focados.

O FUNIL VENEZUELANO (o mundo esperançoso vai se voltar todo para lá) – a Venezuela convergirá para Caracas e o mundo para a Venezuela. A área metropolitana de Caracas é superdominante no país e tinha em 2001 12,5 % da população nacional.


Esse é um fenômeno sociológico muito, muito importante, fundamental mesmo, porque depois aqueles adubos psicológicos vão fertilizar outros lugares (como aconteceu depois de 1973 no Chile, os revolucionários frustrados espalhando-se pelo mundo).

Vitória, agosto de 2005.

AS VÁRIAS FACES DA VENEZUELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário