quarta-feira, 22 de novembro de 2017


Exclusão das Mulheres

 

O feminismo foi iniciado pelos homens, por filósofos interessados nessa libertação; e particularmente sempre insisti nisso, desde o começo.

Recentemente andei me perguntando: o que as mulheres fizeram? Quando você olha ao redor, o que elas fizeram propriamente no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica, Matemática), nas 6,5 mil profissões, nas bandeiras e chaves do modelo? À assustadora pergunta “o que as mulheres fizeram? ” - devemos responder que fora das tarefas do lar quase nada. Mesmo contemporaneamente, em que muito mais chances têm sido dadas, quase nada. Quando nos perguntamos sistematicamente objeto por objeto vemos que quase nada.

A PONTESCADA CIENTÍFICA FEMININA

·       Física-Química?;

·       Biologia-p.2?;

·       Psicologia-p.3?;

·       Informática-p.4?;

·       Cosmologia-p.5?;

·       Dialógica-p.6?

A PONTESCADA TÉCNICA FEMININA

·       Engenharia-X1?;

·       Medicina-X2?;

·       Psiquiatria-X3?;

·       Cibernética-X4?;

·       Astronomia-X5?;

·       Discursiva-X6?

É preciso que façam mais.

É fundamental que façam muito mais, até para serem MAIS admiradas e mais amadas do que já são.

Se excluíssemos (a pergunta é retórica, não queremos fazer isso de jeito algum) as mulheres, que falta elas fariam? Claro, sexo, evidentemente ter filhos. O Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) deu uma resposta surpreendente e contundente: toda! Pois elas construíram metade de tudo. Se não fosse por elas estarem na retaguarda organizando a produção masculina, esta teria desandado, teria dado em nada, porque nós somos como crianças, no sentido de brincar mesmo. Foram elas que acumularam todos esses bilhões de construções advindas da produção, por serem as organizadoras. E produzimos porque queremos agradá-las.

Contudo, já está mais do que na hora de irem mais longe ainda.

Vitória, agosto de 2005.

 

O CORPO DA MULHER

Corpo humano
A divisão anatômica básica do corpo humano é feita em cabeça, tronco e membros. Do ponto de vista morfológico e funcional, o corpo é composto de células (componentes fundamentais), tecidos (composto de células similares que forma os órgãos) e sistemas orgânicos.
Sistemas orgânicos são grupos de órgãos que atuam no desenvolvimento de determinada função orgânica. Podem ter características genéticas e anatômicas equivalentes, como no caso do sistema esquelético.

EMPREGANDO A MULHER

O Mercado de Trabalho Feminino na Região Metropolitana de São Paulo em 2004

Principais Resultados
A proporção de mulheres que participam do mercado de trabalho, na Região Metropolitana de São Paulo, manteve sua trajetória de crescimento, alcançando 55,5% em 2004, o maior patamar desde 1985.
Cad. Pesqui. vol.34 no.121 São Paulo Jan./Apr. 2004
OUTROS TEMAS

À IMAGEM DA MULHER (deverá ser doravante acrescentado o conteúdo)


                            EXCLUSÃO TRADICIONAL (nem sempre a tradição é boa)

Centro da Mulher 8 de Março
GÊNERO E DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES
por Valkíria Alencar de Sousa
 
No que o mundo da ciência difere dos outros mundos?
Léa Velho e Maria Vivianna Prochazka
A pequena proporção de mulheres em posições de poder e destaque na maioria dos ramos de atividade tem sido freqüentemente associada ao menor nível de escolaridade das mulheres.
Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade
Preâmbulo
Nós, as mulheres, há muito tempo marchamos para denunciar e exigir o fim da opressão que vivemos por sermos mulheres e, para afirmar que a dominação, a exploração, o egoísmo e a busca desenfreada do lucro produzem injustiças, guerras, ocupações, violências e devem acabar.
Número Especial - 1994
MOVIMENTO DE MULHERES E FEMINISMO
Evolução e Novas Tendências
As Mulheres de Platão a Derrida ou o sujeito impossível da história[1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário