segunda-feira, 20 de novembro de 2017


Cantão Universal

 

                            Cantão é um canto grande.

                            CANTO, NESTA ACEPÇÃO

Canto1 [Do gr. kanthós, pelo lat. canthu. ]S. m. 1. Ponto ou área em que linhas e superfícies se encontram e formam ângulo (2): O escanteio foi cobrado no canto esquerdo; Rubricou o canto da página. 2. V. aresta (1). 3. Lugar retirado, afastado; recanto, cantinho. 4. Lugar onde se mora, trabalha ou vai habitualmente. 5. Extremidade de abertura natural (de boca, olhos, etc.). 6. Junta ou aresta de uma tábua. 7. Anat.  O ângulo existente em cada extremidade da fenda palpebral. [Há dois de cada lado: externo, ou temporal, e interno, ou nasal. ] 8. Encad.  Cantoneira (3). 9. Bras.  BA Ponto onde se reuniam os ganhadores [ v. ganhador (4) ] de um bairro.

Desejei criar essa oposição entre CANTO GRANDE, CANTÃO, e universal, que é relativo à totalidade, pois a idéia é que façam para cada uma das 200 ou 300 mil cidades-municípios um sítio onde estejam em duas colunas as notícias de dentro (na língua vernácula) e as de fora (em todas as outras), quer dizer, todas as discussões universais sobre determinado lugar.

Ora, há aí trabalho para multidões, capitaneadas pela NOVA-ONU, digamos assim, a que nascerá no novo mundo que está por vir.

A CURVA DO SINO DAS CIDADES (há-as grandes e pequenas, antigas e novas, de crescimento acelerado e de lento desenvolvimento, de beira-mar e de montanha, de uma infinidade de jeitos). Todas elas embaterão contra a energia na luta pela sobrevivência.


Os talentos humanos estão dispersos e devem ser reunidos para propósitos largos e específicos. É isso que venho fazendo numa série de sugestões. Milhares e mesmo milhões devem se ocupar disso, como também para falar de PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas proeminentes) e para os restantes AMBIENTES (estados, nações, mundos destacados).

Vitória, agosto de 2005.

                           

CANTÃO, CHINA

Cantão (em chinês, Guangzhou) cidade do sul da China, capital da província de Guangdong. Importante porto, centro industrial e comercial às margens do rio Pérola. É o principal centro educacional da China. População (1998): 2.914.000 habitantes. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
História da China Antiga e China Atual
Informações sobre a China, população chinesa, economia da China atual, História da China Antiga, as dinastias chinesas, geografia da China
Cantão (Guangzhou em mandarim) é uma cidade no sul da República Popular da China e capital da província de Guangdong, com 5.7 milhões de habitantes. É um importante porto no Rio das Pérolas. Tornou-se parte da China no século III A.C. Na Idade Média comerciava já com a Índia e Arábia.
Feira de Cantão: CCIBC organiza Missão Comercial
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC) está organizando uma delegação para a próxima edição da famosa Feira de Cantão (Guangzhou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário