sábado, 18 de novembro de 2017


A Totalidade ao Lado Desta

 

                            Comecei a pensar que se foi iniciada uma expansão no Barulhão (Big Bang) e a luz não pode ser contida pela gravidade, estando o universo presente no espaço não-finito e no tempo não-finito de modulação estão de fora o universo seria como uma brilhante bola de vidro, por maior que fosse de bem longe assemelhando-se a diminuta bolinha de gude.

UMA ESFERA DE LUZ QUANDO VISTA DE FORA


E DE MUITO LONGE, ASSIM (uma bolinha brilhando na escuridão absoluta)


Infinitos universos existiriam por aí, uns maiores e outros menores, uns bem grandes e outros, bem pequenos. Verdadeiramente o único vácuo completo que existe é aquele entre eles, porque dentro dos universos, por exemplo, dentro deste Uo em que nos encontramos não há vácuo senão parcial, mesmo entre os superaglomerados. Fatalmente existiria uma totalidade ao lado desta. Claro que o conceito de totalidade diz respeito a algo que se aplica a tudo mesmo, mas falando-se de infinito não há sentido em totalidade (como Cantor mostrou com os transfinitos), porque cada totalidade tem dentro dela uma outra – e fora também. Viajar dentro dessas totalidades universais já é problemático, porque elas são grandes mesmo (a nossa tem 62 ordens de grandeza, do metro para cima 13 bilhões de anos-luz), mas viajar fora seria tremendamente mais complicado, porque não há lei nenhuma entre elas; é escuro não somente em termos de falta de luz como principalmente em termos de falta de arranjos chamados leis, dependências.

De fato, entre as bolas nem leis mais existiriam e os saltos estariam vedados, pois seriam sementes separadas, sem leis de causa-e-efeito entre elas. Que tecido ainda constituiriam?

Vitória, agosto de 2005.

 

                            JOGO DA BOLA DE GUDE

O JOGO DE GUDE
Quase podemos afirmar que o jogo de gude ou de bolinhas não tem, entre os garotos capixabas, o seu mês determinado e certo. Joga-se de janeiro a dezembro, aqui na ilha, ora com mais, ora som menos freqüência — mas joga-se todo o ano.
O jogo é sabido de todos, e conhecido em vários dos seus tipos: o dos três buracos ou casas, o de teque, o da barca etc. Trataremos aqui deste último, que é atualmente, o que mais se joga em Vitória.
 
Jogos Infantis: Bolinhas de Gude
Brinquedos do Folclore Brasileiro
Jogo infantil, com bolinhas de vidro, que se devem fazer entrar em buracos (caçapas), ganhando o jogador que chega em primeiro lugar, de volta ao primeiro buraco.
 

Berlinde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Berlinde, também conhecido como bola-de-gude, bolinha-de-gude, búlica, entre outros tantos nomes, é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos de criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário