Plotino como
Precursor de Platão
No tempo Platão veio
antes de Plotino.
Filosoficamente
supõe-se que Plotino é dependente de Platão, até porque criou o chamado
“neoplatonismo”, uma nova escola de Platão bastante tempo depois. A vida-média
de Platão deu-se em 388 a.C., enquanto a de Plotino aconteceu em 238, havendo
entre ambos mais de 600 anos. Platão é de antes do cristianismo, Plotino é de
depois; quando Plotino apareceu em 205 o cristianismo ainda não era dominante,
mas estava no cenário romano como uma força poderosa.
Vejamos o que dizem
da relação de ambos Baby Abrão e Mirtes Coscodai em seu livro História da Filosofia, p. 89: “Ao
contrário do que possa sugerir o termo neoplatonismo, Plotino não representa apenas uma retomada do platonismo. Ele, na
verdade, evita o dualismo de Platão, que, ao separar tão radicalmente o mundo
inteligível do mundo sensível, foi obrigado a admitir a existência do Outro
das idéias. Nesse sentido, Plotino
retoma a exigência clássica da filosofia, a de buscar um único princípio para
tudo o que existe”, negritos meus.
E na página 90: “Plotino supera esses dois extremos
recolhendo o que havia de mais significativo na tradição filosófica, mas sem
cair no ecletismo que mistura indistintamente elementos de várias correntes
filosóficas”.
PLATÃO E PLOTINO FIGURATIVAMENTE
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O mundo dualista aleijado por Platão
ficou inteligível, mas insensível (sem emoção, sem povo). Plotino teria
restaurado, buscando o princípio único que uniria os dois lados da equação.
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Platão foi, na
realidade, precursor de Descartes.
Plotino foi, embora
não de forma completa, um precursor do modelo que iniciei em 1992, 1754 anos
depois da vida-média dele. A fonte de Plotino não foi propriamente Platão, mas
os antecedentes de Platão. Por conseguinte, Plotino foi precursor de Platão no
sentido de que ambos beberam da mesma fonte.
Plotino superou os
erros de Platão. Evitou-os, restaurando potencialmente o equilíbrio. Veja
abaixo que a biografia de Platão é extensa, enquanto a de Plotino cabe, na
mesma Enciclopédia, em apenas cinco linhas. O espírito de Platão preponderou,
porque Plotino chocou-se contra o cristianismo; teria sido preferível que fosse
o contrário. Teria sido melhor para o Ocidente, porque a mensagem de
disseminação de Cristo unida à de união de Plotino teria produzido um mundo
para além das separações dos pares polares, que ficaram com Platão sempre
opostos, não-complementares como teriam sido através de Plotino.
Foi uma pena que
para afastar Platão os cristãos do início tivessem afastado Plotino. Certamente
contou a implicância deste em não se render ao cristianismo nascente, que via
como incivilizado (pois adotava os pobres como veículo e finalidade), inculto,
anti-intelectual. Os cristãos, por outro lado, viam Plotino como descendente do
passado caduco, degenerado, grego, cego.
Foi realmente uma
perda.
Vitória,
agosto de 2005.
PLATÃO E PLOTINO
Platão
( 428- 347 a.C.), filósofo grego, um dos pensadores mais
criativos e influentes da filosofia ocidental. Discípulo de Sócrates, aceitou
sua filosofia e sua forma dialética de debate. No ano de 387 a.C.,
fundou em Atenas a Academia que Aristóteles freqüentaria como aluno. Seus
escritos, em forma de diálogos, podem ser divididos em três etapas de
composição. Microsoft ® Encarta ®
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Plotino (205-270 d.C.),
filósofo romano. Fundador do neoplatonismo, um sistema de pensamento baseado
nas idéias de Platão. Plotino
aceitava a doutrina da emanação que supõe a transmissão constante das forças
do ser absoluto através de diferentes agentes. Suas obras compreendem 54
tratados em grego, as Eneadas, em uma adaptação feita por seu aluno
Porfírio. Microsoft ® Encarta ®
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