terça-feira, 24 de outubro de 2017


ELA que nos Leva


 

                            De repente soube que nosso amigo PFR está com essa doença ELA Esclerose Lateral Amiotrófica. Quando ele contou já estava sem saber doente há dois anos, agora a caminho de três; o médico afirmou que cada mês corresponde a um ano, cinco anos ou 60 meses a 60 anos. Se de fato é tão rápido assim não sei. Diz o texto em anexo que “a morte ocorre geralmente dentro de dois a cinco anos, sendo que 20 % dos pacientes sobrevivem seis anos”.

                            As doenças não são devastadoras apenas no sentido de acabarem com as vidas, mas também com parentes e amigos. Ele tem esposa, M, e dois filhos, S e L, e passou a maior parte da vida querendo ajudar os outros (e divertindo-se também, claro).

                            Evidentemente no título ELA é não somente a sigla da doença como uma referência à morte, cujo nome as pessoas evitavam dizer, substituindo por “ela”, “ela, a morte”. Eis aí uma morte que tem nome e sobrenome.

                            Stephen Hawking tinha de fato ELA como pensei, e desde 1963, quando estava com apenas 21 anos (tendo nascido em 1942). Como já tem isso há várias décadas e vem sobrevivendo as notícias são menos desesperadoras do que eu pensava antes. Hawking não se rendeu. É a mesma Doença de Lou Gehrig. A vida é mesmo algo de assustador.

                            Vitória, agosto de 2005.

 

                            SOBRE ELA

Stephen W. Hawking - Físico
Autor de “Uma Breve História do Tempo”
Ele é professor lucasiano de matemática em Cambrigde, a mesma cadeira ocupada por Sir Isaac Newton. O trabalho do físico Stephen W. Hawking sobre a Teoria Geral da Relatividade e a Teoria Quântica de Albert Einstein tem produzido um profundo impacto no mundo da ciência.
Esclerose Lateral Amiotrófica - "ELA"
 (
www.tudosobreela.com.br) Sintomas e os Acontecimentos do Período
Oi, meu nome é Julia Maria Gonçalves da Silva, tenho 65 anos, sou viúva, tenho um filho e muitos amigos. Moro em Belém do Pará e escrevo este documento em 01 de fevereiro de 2001, com o objetivo de receber mensagens de todos que lerem e buscam informações sobre esta devastadora doença que a medicina mundial ainda não consegue fazer muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário