A Grande
Escola do Mundo
Já falei da
colocação de uma escola dos lances mais avançados do mundo, as coisas da frente
de ondas do trem de mudanças, os limites do conhecimento, mas agoraqui quero
falar de avanços ainda maiores.
A ESCOLA DAS GRANDEZAS DO MUNDO (as grandes
inquietações, os temas centrais que restam incógnitos em cada área)
· GRANDE CONHECIMENTO:
1. Grande Magia e Grande
Arte;
2. Grande Teologia e
Grande Religião;
3. Grande Filosofia e
Grande Ideologia;
4. Grande Ciência e
Grande Técnica;
5. Grande Matemática;
· GRANDES BANDEIRAS (e
chaves do modelo);
· GRANDES PROFISSÕES
(nas 6,5 mil que existem as mais finas e avançadas, mesmo, aquelas que a
pós-contemporaneidade gerou);
· Os grandes projetos
em geral (os canais pagos National
Geographic e o Discovery mostram
documentários sobre os limites da grande engenharia).
Haveria tentação de chamar esse grande conhecimento de
meta-conhecimento, o que os racionais não podem atingir, porque racionalidade
em qualquer nível é sempre cegueira ou parcialidade. Não, teríamos de nos
contentar com algo menor, mas mesmo assim muito grande, o limite do limite,
aquelas coisas que estão acontecendo no limiar, as grandes discussões sujeitas
a grandes erros, os grandes saltos, as promessas de revolução (que podem ser
baldadas, não importa), o mais entusiasmante de fato. A utilidade disso é
despertar a entusiástica adesão dos jovens, criando vínculos proveitosos que
nos farão dar pulos para mais acima ainda.
O LIMIAR DO GRANDE MUNDO (geração
através das pessoambientes)
· GRANDES PESSOAS:
1. Grandes
indivíduos;
2. Grandes
famílias (qualitativamente; famílias grandes em número não terão significado
para além do Guinness);
3. Grandes
grupos;
4. Grandes
empresas;
· GRANDES AMBIENTES:
1. Grandes
cidades/municípios;
2. Grandes
estados;
3. Grandes
nações;
4. Grandes
mundos.
O que os grandes estão fazendo?
Precisamos de talentos. Como diz a Globo, “nada substitui
o talento”. Sem os grandes talentos como faremos grandes coisas? Precisamos
injetar fúria entusiástica nos jovens.
Vitória, terça-feira, 16 de agosto de 2005.
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