quinta-feira, 21 de setembro de 2017


Todos os Mapas

 

                            Seria necessário pesquisar o desenvolvimento geo-histórico dos mapas para dar conta da evolução deles. Não posso fazer isso, então espero que alguém faça. Em todo caso, sabemos que começaram por interesse dos generais e dos reis, ou seja, dos programas de conquista. Mais recentemente vem aparecendo os do tipo rodoviário

                            O modelo ofereceria mapas muito mais completos, como já explanei bastante, digamos MAPAS PESSOAIS (que interessam aos indivíduos, às famílias, aos grupos e às empresas), MAPAS AMBIENTAIS (das cidades/municípios, dos estados, das nações, dos mundos – dos quais a Terra é apenas um), MAPAS DA PROTEÇÃO (dirigidos aos lares, ao armazenamento, à segurança, à saúde e aos transportes – destes os rodoviários são um tipo), MAPAS DA ECONOMIA (relativos à agropecuária/extrativismo, às indústrias, ao comércio, aos serviços e aos bancos), MAPAS DA PSICOLOGIA (mostrando as figuras ou psicanálises, os objetivos ou psico-sínteses, as produções ou economias, as organizações ou sociologias, os espaçotempos ou geo-histórias), mapas destinados às 6,5 mil profissões, mapas das 22 tecnartes e assim por diante.

                            MAPAS DOS TRANSPORTES

·       Transportes aéreos (no ar: aviões, helicópteros e o resto);

·       Transportes aquáticos (na água);

·       Transportes terrestres ou de solo (em terra/solo: caminhões, carros, trens/metrôs);

·       Transportes virtuais (no fogo/energia: digamos eletricidade);

O fato é que os confeccionadores de mapas pretenderam colocar tudo numa só carta (daí o nome carto-grafia), todas as informações, independentemente de a quem fosse servir, porque papel era caro, tinta mais ainda, o trabalho de bons ou excelentes especialistas era raro, a impressão muito difícil, a distribuição penosa e o preço final proibitivo, saindo poucos exemplares.

Esta época, apesar de tudo, é abençoada em relação às antecedentes inclusive por isso, porque podemos dispor relativamente aos anteriores de mapas excelentes a preço de banana podre, por assim dizer (e quase ninguém dá importância, tão perdulária é esta época).

Agora dispomos de computadores de carregar, os notebooks (cadernos, em inglês) ou palmhands (palmhand, “palma da mão”: agendas) que podem desdobrar centenas e até milhares de mapas, dependendo de crescente capacidade futura. Assim, todos os mapas podem ser empilhados, dilatados, abertos, expandidos.

UM DOS EUA


UM DO ESPÍRITO SANTO


                            RIO DE JANEIRO EXPANDIDO


As pessoas não fazem ideia da graciosidade que é dispor de mapas assim e do esforço que está por trás de sua confecção. Entrementes, podem melhorar muito.

De fato, podem ser centenas até onde consigo ver.

E certamente haverá muito mais imaginação que os fará aos milhares e até, para os detalhes extremos, às centenas de milhares.

Vitória, segunda-feira, 02 de maio de 2005.

 

NÃO SEI DE QUANDO SÃO, MAS EIS AÍ UMA HISTÓRIA (em inglês)

Key Dates in Map History
1919 Public Act 410 directs Highway Department to publish and sell a road map of the state.

Nenhum comentário:

Postar um comentário