Todos os Mapas
Seria necessário
pesquisar o desenvolvimento geo-histórico dos mapas para dar conta da evolução
deles. Não posso fazer isso, então espero que alguém faça. Em todo caso,
sabemos que começaram por interesse dos generais e dos reis, ou seja, dos programas
de conquista. Mais recentemente vem aparecendo os do tipo rodoviário
O modelo ofereceria
mapas muito mais completos, como já explanei bastante, digamos MAPAS PESSOAIS
(que interessam aos indivíduos, às famílias, aos grupos e às empresas), MAPAS
AMBIENTAIS (das cidades/municípios, dos estados, das nações, dos mundos – dos
quais a Terra é apenas um), MAPAS DA PROTEÇÃO (dirigidos aos lares, ao
armazenamento, à segurança, à saúde e aos transportes – destes os rodoviários
são um tipo), MAPAS DA ECONOMIA (relativos à agropecuária/extrativismo, às
indústrias, ao comércio, aos serviços e aos bancos), MAPAS DA PSICOLOGIA
(mostrando as figuras ou psicanálises, os objetivos ou psico-sínteses, as
produções ou economias, as organizações ou sociologias, os espaçotempos ou
geo-histórias), mapas destinados às 6,5 mil profissões, mapas das 22 tecnartes
e assim por diante.
MAPAS DOS TRANSPORTES
·
Transportes
aéreos (no ar: aviões, helicópteros e o resto);
·
Transportes
aquáticos (na água);
·
Transportes
terrestres ou de solo (em terra/solo: caminhões, carros, trens/metrôs);
·
Transportes
virtuais (no fogo/energia: digamos eletricidade);
O fato é que os confeccionadores de
mapas pretenderam colocar tudo numa só carta (daí o nome carto-grafia), todas
as informações, independentemente de a quem fosse servir, porque papel era
caro, tinta mais ainda, o trabalho de bons ou excelentes especialistas era
raro, a impressão muito difícil, a distribuição penosa e o preço final
proibitivo, saindo poucos exemplares.
Esta época, apesar de tudo, é
abençoada em relação às antecedentes inclusive por isso, porque podemos dispor relativamente
aos anteriores de mapas excelentes a preço de banana podre, por assim dizer (e
quase ninguém dá importância, tão perdulária é esta época).
Agora dispomos de computadores de
carregar, os notebooks (cadernos, em inglês) ou palmhands (palmhand, “palma da
mão”: agendas) que podem desdobrar centenas e até milhares de mapas, dependendo
de crescente capacidade futura. Assim, todos os mapas podem ser empilhados,
dilatados, abertos, expandidos.
UM
DOS EUA
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UM
DO ESPÍRITO SANTO
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RIO DE JANEIRO EXPANDIDO
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As pessoas não fazem ideia da
graciosidade que é dispor de mapas assim e do esforço que está por trás de sua
confecção. Entrementes, podem melhorar muito.
De fato, podem ser centenas até onde
consigo ver.
E certamente haverá muito mais
imaginação que os fará aos milhares e até, para os detalhes extremos, às
centenas de milhares.
Vitória, segunda-feira, 02 de maio de
2005.
NÃO
SEI DE QUANDO SÃO, MAS EIS AÍ UMA HISTÓRIA (em inglês)
|
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