sábado, 23 de setembro de 2017


PI Desde o Início Binário

 

                            Já vimos que Pi (3,141592...) não precisa esperar até lá para dentro - como supôs Sagan em seu livro de FC Contato - encontrar os binários, pois eles estão presentes desde o início, retirando-se a fita-par: 1,101110...

                            Que teria acontecido se uma espécie tivesse apenas um dedo (um tentáculo com a função de pegador e de opositor na mesma linha) em cada mão? Talvez tivesse dificuldade em separar a fita-par, que fornece a chave; ou talvez não fosse necessário e sua língua fosse direta ao ponto, dando desde já todos os objetos, desde o princípio. Assim, essa raça seria a primeira de todas a chegar à mente de Deus e ao conhecimento perfeito, completo e inextinguível, guiando quem sabe as demais espécies racionais em todo o universo. Como saber? Presciência logo cedo ou a mais tardia chegada?

Penso que a hipótese de chegarem logo ao conhecimento completo é que se daria, ao contrário do que pensariam os simplórios antropomorfos autocêntricos, os antropocentrados: o cérebro poderia crescer indefinidamente, o apoio seria multíplice em várias condições de existência e assim por diante. Aposto que o exame da fisiologia mostrará ser a solução dos polvos melhor, mesmo em terra. Não sei porque eles não foram adiante aqui (aliás, isso coloca duas novas matérias, SOBREVIVÊNCIA COMPARADA e RACIONALIDADE COMPARADA). É bem possível que as raças com menos dedos tenham chegado primeiro e as com mãos de mais dedos (4, 5, 6, 7, 8 ou mais, dando bases 8, 10, 12, 14, 16 e maiores) cheguem depois.

Enfim, é esperar para ver ou contar que alguém raciocine.

Vitória, quarta-feira, 11 de maio de 2005.

 

UMA RAÇA-POLVO (não-necessariamente formada no mar; se tivesse mais de dois tentáculos não sei como seria, pois a falta de simetria poderia dificultar)


Nós sempre pensamos em bípedes, mas isso está longe de ser fundamental, como esmiucei no modelo.

UM SEMICÍRCULO (um lado para agarrar, com reentrâncias, outro para prender como opositor – seria até mais eficiente que nossos dedos: devido ao comprimento a mesma “mão” poderia fazer todo gênero de operações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário