Pegando Anaximandro
na Rede Cognata
No livro de Paul
Strathern, Pitágoras e Seu Teorema
(em 90 minutos), Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998, p. 14, o autor diz:
“Anaximandro também produziu um mapa das estrelas e conjecturou que as
primeiras coisas vivas goram geradas por raios de sol em água de brejo”;
negrito e itálico meus.
Anaximandro (c.
611-c. 547 a.C., filósofo, matemático e astrônomo grego. É considerado o
descobridor do ângulo que forma o plano da eclíptica e o do equador celeste.
Sua contribuição mais relevante foi elaborar, em prosa, a primeira obra sobre o
Cosmos e as origens da vida. Algumas vezes, Anaximandro é mencionado como
fundador da Cosmologia. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft
Corporation. Todos os direitos reservados) foi professor de Pitágoras.
Isso que ele disse
parece tolice, mas não é. Foi, mais de 2.500 anos depois, redespertado com o
nome de coacervado (COACERVATO no Aurélio Século XXI: S. m. Fís.-Quím. 1. A fase rica em colóide que se forma na
coacervação, e constituída pelas moléculas do colóide que retêm entre si
moléculas do solvente e do aditivo).
Veja no anexo
matéria da Internet sobre os coacervados e abaixo no quadro sobre Oparin (Aleksandr Ivanovitch (1894-1980), bioquímico russo,
pioneiro no desenvolvimento de teorias bioquímicas sobre a origem da vida na Terra) e Haldane (John Burdon
Sanderson (1892-1964), geneticista britânico que abriu o caminho para
que se pudesse determinar matematicamente as taxas de câmbio genético em
populações humanas. Pesquisou a hemofilia e o daltonismo, na tentativa de estabelecer a freqüência da
aparição de mutações no ser humano)
As pessoas que julgavam Anaximandro
doido é que eram malucas, afinal de contas; quanto a ele, foi um precursor,
como vimos através dessa simples comparação.
Abaixo da citação acima e na página 15
o autor coloca: “Aliás, nada resta dessa obra, exceto um fragmento que aparece
num documento que data de mais de mil anos depois. Fala esse fragmento de como
as coisas ‘fazem justiça e reparação umas às outras por sua injustiça, de acordo
com a disposição do tempo’. Essas são as primeiras palavras escritas de
filosofia das quais temos conhecimento. E, como grande parte da filosofia desde
então, ninguém a não ser o autor saberia dizer com precisão o que significam”; negrito
e itálico meus.
Pois eu sei.
Através da Rede Cognata podemos fazer
várias leituras paralelas, de que darei uma: AS ALMAS FAZEM JUSTIÇA E MISSÃO
UMAS ÀS OUTRAS POR SUA INJUSTIÇA, DE ACORDO COM A DISPOSIÇÃO DE DEUS (entre
outras traduções, pois são várias as possíveis). Quer dizer, as almas
reencarnam, o que é a teoria da metempsicose (base de tudo que é espírita no
Ocidente e no Oriente), que Pitágoras professou e que podemos ver que veio de
Anaximandro.
Adiante o autor diz ainda: “Mas com
certeza sabemos, por outras fontes, que Anaximandro acreditava que o mundo
consistia em uma substância fundamental. Que não era nenhum elemento conhecido,
como a água por exemplo. Anaximandro chamou-a de ‘o ilimitado’ (apeíron),
descrevendo-a como infinita, atemporal e indestrutível. Como veremos, isso
carrega mais do que uma semelhança passageira com o conceito de número de
Pitágoras”.
Por uma razão só: na RC apeíron = NÓ = ESFERA = NÚMERO = NÃO = MÃE = MÃO = ESPAÇO (diz
que era atemporal e de fato o espaço o é: sem-tempo, por definição; e infinito
também, claro, como está no modelo) e outras traduções. Também nisso Anaximandro
deu origem a Pitágoras, veja só como são as coisas.
Anaximandro não foi apenas professor
de Pitágoras, foi o idealizador de dois de seus conceitos fundamentais (e
Pitágoras nem deu crédito, nisso se parecendo aos brasileiros).
Vitória, sexta-feira, 29 de abril de
2005.
OPARIN E HALDANE (muito depois de Anaximandro)
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