quinta-feira, 21 de setembro de 2017


Pegando Anaximandro na Rede Cognata

 

                            No livro de Paul Strathern, Pitágoras e Seu Teorema (em 90 minutos), Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998, p. 14, o autor diz: “Anaximandro também produziu um mapa das estrelas e conjecturou que as primeiras coisas vivas goram geradas por raios de sol em água de brejo”; negrito e itálico meus.

                            Anaximandro (c. 611-c. 547 a.C., filósofo, matemático e astrônomo grego. É considerado o descobridor do ângulo que forma o plano da eclíptica e o do equador celeste. Sua contribuição mais relevante foi elaborar, em prosa, a primeira obra sobre o Cosmos e as origens da vida. Algumas vezes, Anaximandro é mencionado como fundador da Cosmologia. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados) foi professor de Pitágoras.

                            Isso que ele disse parece tolice, mas não é. Foi, mais de 2.500 anos depois, redespertado com o nome de coacervado (COACERVATO no Aurélio Século XXI: S. m. Fís.-Quím.  1. A fase rica em colóide que se forma na coacervação, e constituída pelas moléculas do colóide que retêm entre si moléculas do solvente e do aditivo).

                            Veja no anexo matéria da Internet sobre os coacervados e abaixo no quadro sobre Oparin (Aleksandr Ivanovitch (1894-1980), bioquímico russo, pioneiro no desenvolvimento de teorias bioquímicas sobre a origem da vida na Terra) e Haldane (John Burdon Sanderson (1892-1964), geneticista britânico que abriu o caminho para que se pudesse determinar matematicamente as taxas de câmbio genético em populações humanas. Pesquisou a hemofilia e o daltonismo, na tentativa de estabelecer a freqüência da aparição de mutações no ser humano)

As pessoas que julgavam Anaximandro doido é que eram malucas, afinal de contas; quanto a ele, foi um precursor, como vimos através dessa simples comparação.

Abaixo da citação acima e na página 15 o autor coloca: “Aliás, nada resta dessa obra, exceto um fragmento que aparece num documento que data de mais de mil anos depois. Fala esse fragmento de como as coisas ‘fazem justiça e reparação umas às outras por sua injustiça, de acordo com a disposição do tempo’. Essas são as primeiras palavras escritas de filosofia das quais temos conhecimento. E, como grande parte da filosofia desde então, ninguém a não ser o autor saberia dizer com precisão o que significam”; negrito e itálico meus.

Pois eu sei.

Através da Rede Cognata podemos fazer várias leituras paralelas, de que darei uma: AS ALMAS FAZEM JUSTIÇA E MISSÃO UMAS ÀS OUTRAS POR SUA INJUSTIÇA, DE ACORDO COM A DISPOSIÇÃO DE DEUS (entre outras traduções, pois são várias as possíveis). Quer dizer, as almas reencarnam, o que é a teoria da metempsicose (base de tudo que é espírita no Ocidente e no Oriente), que Pitágoras professou e que podemos ver que veio de Anaximandro.

Adiante o autor diz ainda: “Mas com certeza sabemos, por outras fontes, que Anaximandro acreditava que o mundo consistia em uma substância fundamental. Que não era nenhum elemento conhecido, como a água por exemplo. Anaximandro chamou-a de ‘o ilimitado’ (apeíron), descrevendo-a como infinita, atemporal e indestrutível. Como veremos, isso carrega mais do que uma semelhança passageira com o conceito de número de Pitágoras”.

Por uma razão só: na RC apeíron = NÓ = ESFERA = NÚMERO = NÃO = MÃE = MÃO = ESPAÇO (diz que era atemporal e de fato o espaço o é: sem-tempo, por definição; e infinito também, claro, como está no modelo) e outras traduções. Também nisso Anaximandro deu origem a Pitágoras, veja só como são as coisas.

Anaximandro não foi apenas professor de Pitágoras, foi o idealizador de dois de seus conceitos fundamentais (e Pitágoras nem deu crédito, nisso se parecendo aos brasileiros).

Vitória, sexta-feira, 29 de abril de 2005.

 

                            OPARIN E HALDANE (muito depois de Anaximandro)

Origem da vida

O Conceito
Assim como explicar "o que é a vida" é ainda obscuro para a Biologia, explicar "como surgiu a vida" também é.

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