quarta-feira, 20 de setembro de 2017


Pedagogia Brasileira

 

                            UM QUADRADO A RESOLVER

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

O Brasil teve sorte de pegar grandes problemas para resolver, assim como outros países do tipo dos EUA, e nos tempos mais recentes, porque os europeus vêm de dois ou três mil anos de intenso trabalho, tempo no qual, claro, resolveram quase todos os problemas de convivência, constituindo-se agora uma fruta maduríssima, pronta a apodrecer.

Como já vimos, quanto maiores os problemas maiores e melhores os futuros dos conjuntos (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos e empresas: AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo). Conjuntos que se recusam a resolver problemas vivem do capital de soluções dos outros e logo mergulham no passado, extinguindo-se inevitavelmente.

O Brasil precisa fazer as quatro raças encontrarem-se na melhor solução relativa. Há um LEQUE DE PROBLEMAS muito agudos para resolver. Evidentemente as elites atuais estão longe de serem sábias o bastante para tal, mas nem esperaríamos que fossem.

Seta: para a Direita: A intenção brasileira de chegar ao futuroUM LEQUE DE PROBLEMAS BARRA O ACESSO AO FUTURO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  a barreira (chama-se                                                                                                    FUSÃO)                                                      

                                                                                   

 

 

 

 

Então, entre as soluções é preciso encontrar uma PEDAGOGIA TROPICAL dentro da qual se insira uma PEDAGOGIA BRASILEIRA.

A REGIÃO TROPICAL (aceitação do destino, difícil tarefa)


DE MUITOS, UM (tornando o quadrado redondinho)


1.       Primeiro aceitar que é tropical;

2.       Segundo, aceitar que é Brasil (com pedagogia ou taxa própria de ensinaprendizado dos brasileiros fundidos – o que não quer dizer que todos devem ser morenos e sim que todos devem se respeitar);

3.      Elaborar Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) próprio, especialmente no que tange a tecnociência.

Isso significa algum gênero de trans-formação, ir além da formação, da fôrma original uma-só para ser vários brasis e multíplice.

Para tal precisamos de uma nova compreensão pedagógica de SERVIÇO AO BRASIL DO FUTURO e não ao Brasil do passado que é só de 20 % ou 36 milhões.

Vitória, terça-feira, 03 de maio de 2005.

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