Pedagogia Brasileira
UM QUADRADO A RESOLVER




O Brasil teve sorte de pegar grandes
problemas para resolver, assim como outros países do tipo dos EUA, e nos tempos
mais recentes, porque os europeus vêm de dois ou três mil anos de intenso
trabalho, tempo no qual, claro, resolveram quase todos os problemas de
convivência, constituindo-se agora uma fruta maduríssima, pronta a apodrecer.
Como já vimos, quanto maiores os problemas
maiores e melhores os futuros dos conjuntos (PESSOAS: indivíduos, famílias,
grupos e empresas: AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo).
Conjuntos que se recusam a resolver problemas vivem do capital de soluções dos
outros e logo mergulham no passado, extinguindo-se inevitavelmente.
O Brasil precisa fazer as quatro raças
encontrarem-se na melhor solução relativa. Há um LEQUE DE PROBLEMAS muito
agudos para resolver. Evidentemente as elites atuais estão longe de serem
sábias o bastante para tal, mas nem esperaríamos que fossem.


Então, entre as soluções é preciso
encontrar uma PEDAGOGIA TROPICAL dentro da qual se insira uma PEDAGOGIA
BRASILEIRA.
A
REGIÃO TROPICAL (aceitação
do destino, difícil tarefa)
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DE
MUITOS, UM
(tornando o quadrado redondinho)

1. Primeiro aceitar que é tropical;
2. Segundo, aceitar que é Brasil (com
pedagogia ou taxa própria de ensinaprendizado dos brasileiros fundidos – o que
não quer dizer que todos devem ser morenos e sim que todos devem se respeitar);
3. Elaborar Conhecimento (Magia/Arte,
Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) próprio,
especialmente no que tange a tecnociência.
Isso significa algum gênero de
trans-formação, ir além da formação, da fôrma original uma-só para ser vários
brasis e multíplice.
Para tal precisamos de uma nova
compreensão pedagógica de SERVIÇO AO BRASIL DO FUTURO e não ao Brasil do
passado que é só de 20 % ou 36 milhões.
Vitória, terça-feira, 03 de maio de
2005.
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