sábado, 23 de setembro de 2017


O Real no Mundo Econômico-Financeiro

 

Inverti o título do livro de Greg Ip, Economia no Mundo Real (Como as crises financeiras e o crescimento econômico influenciam a vida das pessoas), Rio de Janeiro, Best Business, 2016, original de 2015, e acrescentei financeiro para dizer que ele aborda com muito cuidado o jargão do meio, chamado economês, proporcionando aos leigos maior compreensão REAL, do real, não das ficções literárias dos economistas e financistas.

Como se sabe, padres, pastores, sacerdotes, rabinos, monges falam alguma língua morta (no caso da Cristandade, o latim) para distanciar-se dos e sobrepor-se aos ouvintes – o mesmo se dando na tecnociência (no Conhecimento todo: Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática), quando o contrário deveria ser tentado, quer dizer, deveriam EXPLICITAR continuamente, se não fosse por respeito, pelo menos para atrair a atenção benigna dos povos financiadores das atividades de pesquisa & desenvolvimento.

Pois bem, precisamos de economistas tipo Greg Ip PARA FALAR AO POVO: o que interessa é isso, pois todos os povelites devem conhecer o máximo de coisas sobre sócioeconomia, como condição de avançar sem enganos rumo ao novo futuro da humanidade, Novo Céu e Nova Terra.

Ip faz isso, tem decência, tem dignidade, respeita a população, como deve fazer todo professor com seus alunos: imaginá-los GRANDES, porque é essa sua missão sagrada e o maior mérito a alcançar, pegar os pequenos numa ponta e entrega-los gigantes na outra ponta. É o que se espera.

Os economistas não podem se esconder atrás de jargão, ninguém pode, é indecente, é impróprio, é indecoroso.

Em algum lugar nascido (há a biografia dele na Internet, aqui não importa), esse Ip elevou-se em si mesmo para alcançar o povo que, lá no alto, espera a adesão de quantos forem. Quase todos pensam que o povo se situa embaixo, quando é o contrário: tornam-se ricas e poderosas as elites que veem seus povos como elevados e vão para cima ao seu encontro.

Que existisse mais gente como Ip!

Não apenas na economia-finanças, em tudo.

Vitória, sábado, 23 de setembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário