domingo, 24 de setembro de 2017


A Preciosa Indução

 

                            No MCES (Modelo da Caverna para Expansão dos Sapiens) transpareceu que os homens (machos e pseudofêmeas) são mais dotados em capacidade indutiva (na Rede Cognata indução = PROJEÇÃO = ENGENHARIA = PROTEÇÃO =INTRUÇÃO = INJEÇÃO e outras e vem daí indutiva = PROJETIVA), enquanto as mulheres (fêmeas e pseudomachos) são dotadas de capacidade dedutiva.

                            UM QUADRO DAS CAPACIDADES

HOMENS
MULHERES
Indução (do presente para o futuro): produz esperança quanto ao depois:
Dedução (do presente para o passado): produz segurança quanto ao antes:
Do menor para o maior:

 
 
 
 

Do maior para o menor:
Das partes para o todo
Do todo para as partes
Projeção
Retração
Linear
Cíclico
Produz o novo (conforto no novo, saudades do velho, do que se mantém)
Produz o velho
(Consolo no antigo, demanda ou aspiração do novo)
Não-cumulativo
Cumulativo
Pensamento, ligações lógicas entre objetos distantes
Razão, relações dialéticas, ponderação, julgamento
Inteligência
Memória

Se de fato for assim, assim devem ser selecionados uns e outras para as diversas tarefas, nenhum sendo melhor que a outra. São capacidades distintas e complementares.

Por que aconteceu assim?

Ora, na caça é preciso PREVER O MOMENTO SEGUINTE, enquanto na coleta não, as árvores não se movimentam muito. Na caçada nada persiste muito tempo, os cenários se alteram com o rareamento das presas, os animais mudam de lugar – tudo isso devendo ser estudado em detalhes. Duas criaturas muito distintas foram fabricadas para abrir um LEQUE DE PERCEPÇÃO da Natureza mais amplo, dando ao conjunto homulher maiores capacidades combinadas.

O que há de precioso na indução é que ela leva ao futuro, evita os ciclos, fazendo expandir, conquistar mais e melhor espaçotempo. A Natureza dotou os homens dessa capacidade de ver com poucos elementos uma quantidade (e qualidade) que está implícita, mas não evidente: de poucos dados é preciso prever muito do depois.

No mínimo isso nos diz que as mulheres não devem estar no mercado financeiro PROJETIVO (só devem cuidar de ações COLETÁVEIS, isto é, em que há ciclos ou círculos de acumulação).

Vitória, domingo, 15 de maio de 2005.

 

                            INDUÇÃO NO AURÉLIO SÉCULO XXI E NA ENCARTA

[Do lat. inductione.] S. f. 1. Ato ou efeito de induzir. 2. Lóg.  Raciocínio cujas premissas têm caráter menos geral que a conclusão. [ V. indução completa, indução incompleta, indução matemática; cf. dedução (3 e 4) e generalização (5). ]  Indução amplificante.  Lóg.  1. V. indução científica (1). Indução aristotélica.  Lóg.  1. V. indução completa. Indução baconiana.  Lóg. 1. V. indução científica (1). Indução científica.  Lóg.  1. Na tradição clássica, indução incompleta cuja conclusão, não obstante, é universal e necessária, pois se estabelece por meio de procedimentos metódicos rigorosos, que levam à descoberta de relações constantes entre objetos de uma mesma classe ou de classes diferentes; indução amplificante, indução baconiana. 2. Na lógica formal contemporânea, indução incompleta caracterizada essencialmente pelo caráter provável da conclusão à qual, não obstante, admite graus rigorosamente determinados de probabilidade mediante os procedimentos metódicos (estatísticos) utilizados.  Indução completa.  Lóg.  1. Raciocínio cuja conclusão é uma proposição universal e necessária que se estabelece pelo exame de todos os objetos de uma classe; indução aristotélica, indução formal.  Indução eletromagnética. Fís. 1. Estabelecimento de uma força eletromotriz num circuito por efeito da variação de um fluxo magnético que o atravessa. Indução eletrostática.  Eletr. 1. Estabelecimento de uma distribuição de cargas elétricas em um corpo eletricamente neutro, por influência de outras cargas colocadas na vizinhança dele. Indução embrionária.  Embr. 1. Capacidade que tem um tecido (5) de orientar a diferenciação e o desenvolvimento de outros tecidos próximos.  Indução formal.  Lóg.  1. V. indução completa. Indução incompleta.  Lóg.  1. Raciocínio pelo qual se estabelece uma proposição universal a partir do exame de alguns dos objetos de uma classe. [ V. indução por enumeração e indução científica. ]  Indução magnética.  Fís.  1. Grandeza vetorial igual à densidade de fluxo de um campo magnético; densidade de fluxo magnético [símb.: B ] . Indução matemática.  Lóg.  1. Raciocínio por recorrência (q. v.).  Indução mútua.  Fís.  1. Indução eletromagnética entre dois circuitos em que circulam correntes variáveis. Indução por enumeração.  Lóg.  1. Indução incompleta cuja conclusão é apenas provável, pois se estabelece a partir do conhecimento parcial e não controlado (transmitido pela tradição, por crença ou fundado em dados circunstanciais) dos objetos de uma classe. [Cf. indução científica.]  Indução remanente.  Fís.1. V. remanência.
Indução (filosofia), no campo da lógica processo no qual se raciocina do particular para o geral. Parte da suposição que, se algo está certo em algumas ocasiões, também estará em situações similares, embora estas ainda não tenham sido analisadas. Foi desenvolvida por filósofos como Francis Bacon e David Hume. Ver também Dedução. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

                            INDUÇÃO NA INTERNET

A indução
Cartoon do Evening Standard a propósito da prisão de Russell em 1961Na maioria das nossas análises anteriores tentámos clarificar os nossos dados sobre o conhecimento do que existe. Que coisas há no universo cuja existência conhecemos devido a termos contacto com elas?
INDUÇÃO
Raciocínio que consiste em tirar conclusões gerais a partir de casos particulares considerados como portadores de relações gerais. O problema do raciocínio indutivo está no facto de que, contrariamente à dedução, a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão.
Convite à Filosofia
De Marilena Chaui
Ed. Ática, São Paulo, 2000.
David Papineau
King's College London
A filosofia da ciência pode ser dividida em duas grandes áreas: a epistemologia da ciência e a metafísica da ciência. A epistemologia da ciência discute a justificação e a objectividade do conhecimento científico. A metafísica da ciência discute aspectos filosoficamente problemáticos da realidade desvendada pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário