domingo, 24 de setembro de 2017


A Fabricação dos Laboratórios Virtuais da Pontescada

 

OS LV DA PONTESCADA (cada qual terá um desenho especial e um programáquina particular, embora conectados todos); sem falar dos LV da pontescada técnica e do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, pois este mundo é muito atrasado.

·       LV da Física

·       LV da Química

·       LV da Biologia

·       LV da p.2

·       LV da Psicologia

·       LV da p.3

·       LV da Informática

·       LV da p.4

·       LV da Cosmologia

·       LV da p.5

·       LV da Dialógica

·       LV da p.6

Isso é desde já muita coisa.

a)      Programas do LV;

b)     Máquinas do LV.

                            PROGRAMAS DO LV

                                                                                                               i.      Para o pré-primário;

                                                                                                             ii.      Para primeiro grau;

                                                                                                           iii.      Para segundo grau:

·       Em 3D (três dimensões);

·       Em RV (realidade virtual);

                                                                                                           iv.      Para a universidade;

                                                                                                            v.      Para o mestrado;

                                                                                                           vi.      Para o doutorado;

                                                                                                         vii.      Para o pós-doutorado:

a) ANÁLISE:

·       Análise formal;

·       Análise estrutural;

·       Análise dialógica (diálogo formestrutural);

b) SÍNTESE.

O CUBO DE MODELAÇÃO COMPUTACIONAL

A SALA DO LV (é virtual, claro, não está em nenhum lugar fora da memória das máquinas).

Aí devem existir dois LV, o LV-imaginário (ou formal, da forma) e o LV-conceitual (ou estrutural, do conteúdo), com cuidados especiais para ambos, isto é, um LV que mostre as superfícies dos objetos inclusive em vistas explodidas, em detalhes próximos, e um LV que aponte as equações ou conteúdos compreensivos, por exemplo, as leis da Física que levam aos experimentos laboratoriais em Física Experimental I.

Por quê os estudantes devem, após 150 anos de avanços dos químicos, ir ainda aos laboratórios reais pegar em reagentes caros e perigosos, em pipetas, buretas, bicos de Bunsen e outros objetos difíceis de obter, quando todas as experiências significativas dos primeiros anos universitários (e, aliás, todos os que são conhecidos; os que são desconhecidos dificilmente os estudantes obterão sem equações – então, é inútil mostrá-los) podem ser modeladas muito mais vantajosamente através de programas cada vez mais expertos e objetos e explanativos.

O BICO DE BUNSEN VIRTUAL (e outros objetos)


                            QUÍMICOS VIRTUAIS


Enfim, se MILHÕES de relações e MILHÕES de objetos podem ser empurrados para dentro da memória ilimitada das máquinas, que é que ainda estamos POBREMENTE experimentando na realidade pesada? Por quê não optar pela realidade leve?

Vitória, quinta-feira, 19 de maio de 2005.

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