Quando Digo SIMS
O programa-jogo
SIMCITY (que deu origem ao muito mais interessante SIMS, pois contém interação
de pessoas) da MAXIS faz enorme sucesso e tenho-o usado para induzir idéias de
computação gráfica (CG) especial, em determinados casos, como nos explicitados
abaixo.
MUITO
INTERESSANTE SIM’S
(porque envolve duplamente o SIMCITY e o SIMS, ambientes e pessoas)
·
AMBIENTES SIMCITY: cidades/municípios, estados, nações
e mundo (estão longe de ter atingido o potencial de 1 %, mesmo fora do modelo,
das interações mais simples) – cenários;
·
PESSOAS SIMS: indivíduos, famílias, grupos e
empresas (neste caso falam de indivíduos, com algumas interações familiares,
estando ainda longe de modelar as complexas ligações de grupos e empresas –
quando fizerem isso será ótimo).
A
PSICOLOGIA DO S/S (Simcity e Sims)
·
Figuras
ou psicanálises;
·
Objetivos
ou psico-sínteses;
·
Produções ou economias:
1. Produções agropecuárias/extrativistas;
2. Produções industriais;
3. Produções comerciais;
4. Produções dos serviços;
5. Produções dos bancos.
·
Organizações
ou sociologias;
·
Espaçotempos
ou geo-histórias (nem pensaram em contribuir para o ensinaprendizado de GH,
como já sugeri).
À parte tudo isso, podemos colocar
algumas aplicações práticas, cujo potencial de serviço é até difícil aquilatar.
APLICA-CHÃO (bem pé-no-chão, práticas)
·
BANDEIRAS DOS SIMS: as chaves do modelo (bandeira do
ter: ricos, médios-altos, médios, pobres ou médios-baixos, miseráveis; bandeira
do sexo: machos, fêmeas, pseudomachos, pseudofêmeas; outras bandeiras);
·
TRIBUTOS SIMS: os bonequinhos usados para fazer
compreender os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhorias), a
presença do Estado, as contra-cobranças que podemos fazer (eles cobram tributos
de nós, devemos cobrar deles serviços significativos e seriedade);
·
GH SIMS: geo-história como compreendida no
modelo, tanto geografia quanto história, porque fica fácil modelar a guerra e a
paz e passar as lições em documentários até extensos, os governos financiando
as abordagens, agora que o cinema está fazendo avançar tanto a CG;
·
MAPAS SS: tanto de pessoas quanto de
ambientes, segundo as novas técnicas do modelo (veja Revolução Global);
·
RESPONDE SIMS: um dicionárienciclopédico falado
pelos SIMS, em vez de ser meramente lido, com os bonequinhos interferindo no
decorrer do texto para fazer sobressair tal ou qual posição. Um D/E FALADO em vez de lido e que serviria
tanto aos alfabetizados quanto aos analfabetos (que seriam estimulados a
aprender a ler);
·
AÇÕES DOS SIMS: como as ações e as quotas de
participação são tão importantes como meio de investimento, um documentário
SIMS amplo, inclusive mostrando os cenários e todo o sistema de aplicações
financeiras (controle governamental e figuras empresariais).
Há muito que fazer (como os bonecos
são redondinhos, agradam) durante as décadas a seguir, até que daqui a 30 anos
estejamos começando toda uma cultura do uso generalizado dos bonecos.
Vitória, domingo, 23 de janeiro de
2005.
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