quinta-feira, 24 de agosto de 2017


Quando Digo SIMS

 

                            O programa-jogo SIMCITY (que deu origem ao muito mais interessante SIMS, pois contém interação de pessoas) da MAXIS faz enorme sucesso e tenho-o usado para induzir idéias de computação gráfica (CG) especial, em determinados casos, como nos explicitados abaixo.

MUITO INTERESSANTE SIM’S (porque envolve duplamente o SIMCITY e o SIMS, ambientes e pessoas)

·       AMBIENTES SIMCITY: cidades/municípios, estados, nações e mundo (estão longe de ter atingido o potencial de 1 %, mesmo fora do modelo, das interações mais simples) – cenários;

·       PESSOAS SIMS: indivíduos, famílias, grupos e empresas (neste caso falam de indivíduos, com algumas interações familiares, estando ainda longe de modelar as complexas ligações de grupos e empresas – quando fizerem isso será ótimo).

A PSICOLOGIA DO S/S (Simcity e Sims)

·       Figuras ou psicanálises;

·       Objetivos ou psico-sínteses;

·       Produções ou economias:

1.       Produções agropecuárias/extrativistas;

2.       Produções industriais;

3.      Produções comerciais;

4.      Produções dos serviços;

5.      Produções dos bancos.

·       Organizações ou sociologias;

·       Espaçotempos ou geo-histórias (nem pensaram em contribuir para o ensinaprendizado de GH, como já sugeri).

À parte tudo isso, podemos colocar algumas aplicações práticas, cujo potencial de serviço é até difícil aquilatar.

APLICA-CHÃO (bem pé-no-chão, práticas)

·       BANDEIRAS DOS SIMS: as chaves do modelo (bandeira do ter: ricos, médios-altos, médios, pobres ou médios-baixos, miseráveis; bandeira do sexo: machos, fêmeas, pseudomachos, pseudofêmeas; outras bandeiras);

·       TRIBUTOS SIMS: os bonequinhos usados para fazer compreender os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhorias), a presença do Estado, as contra-cobranças que podemos fazer (eles cobram tributos de nós, devemos cobrar deles serviços significativos e seriedade);

·       GH SIMS: geo-história como compreendida no modelo, tanto geografia quanto história, porque fica fácil modelar a guerra e a paz e passar as lições em documentários até extensos, os governos financiando as abordagens, agora que o cinema está fazendo avançar tanto a CG;

·       MAPAS SS: tanto de pessoas quanto de ambientes, segundo as novas técnicas do modelo (veja Revolução Global);

·       RESPONDE SIMS: um dicionárienciclopédico falado pelos SIMS, em vez de ser meramente lido, com os bonequinhos interferindo no decorrer do texto para fazer sobressair tal ou qual posição. Um D/E FALADO em vez de lido e que serviria tanto aos alfabetizados quanto aos analfabetos (que seriam estimulados a aprender a ler);

·       AÇÕES DOS SIMS: como as ações e as quotas de participação são tão importantes como meio de investimento, um documentário SIMS amplo, inclusive mostrando os cenários e todo o sistema de aplicações financeiras (controle governamental e figuras empresariais).

Há muito que fazer (como os bonecos são redondinhos, agradam) durante as décadas a seguir, até que daqui a 30 anos estejamos começando toda uma cultura do uso generalizado dos bonecos.

Vitória, domingo, 23 de janeiro de 2005.

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