domingo, 20 de agosto de 2017


Definição das Lagoonas

 

·       LAGOÃO DOS PATOS E LAGOONAS COMO RELÓGIOS:

A)     O CONTEXTO DA LAGOA DOS PATOS (Rio Grande do Sul):


B)     A LAGOA DOS PATOS EM PONTO GRANDE (ponto grande do Sul) – várias lagoas menores estão sendo formadas, diminuindo a maior. No geral, como já sabemos, muitas lagoas pequenas serão formadas e depois o pântano, a seguir a planície e por último o deserto. Mais embaixo o norte e a seguir o sul dela.


Então, podemos apreciar largamente, por todo o mundo, o processo de formação e consolidação. Ademais, as lagoas e lagos funcionam como relógios geológicos, dado que além da Vida vegetal e animal habitá-la e ao seu redor, com isso morrendo e deixando os esqueletos para delimitar no plano e na vertical, há tudo isso dos movimentos físico-químicos.

·       LOBATOS E LAGOONAS:

A)     O LAS, LOBATO DA AMÉRICA DO SUL:


Veja toda essa região mais verde como o LAS, Lobato da América do Sul. Enquanto esteve se formando, desde 273 e desde 65 milhões de anos, nas bordas internas dele depois da criação do Arco de montanhas havia duas linhas de costa, uma perto dos Andes e outra perto do Planalto Brasileiro – em ambos os lados formaram-se muitas páleo-lagoas cujos fósseis estão enterrados e devem ser descobertos (por razões muito boas: lá estão as páleo-fozes dos páleo-rios muito antigos, e nelas os POÇOS DE DIAMANTES). Naturalmente uma dessas incríveis lagoonas transformou-se no Pantanal Mato-grossense.

B)     A LAGOONA DO PANTANAL ERA IMENSA:


Agora nós podemos entender que - numa linha-de-costa interior de tal comprimento, que seria pelo menos três vezes os 8,5 mil km da costa brasileira atual -, deviam existir muitas lagoonas, que devem ser buscadas; e em princípio elas eram tantas quanto os páleo-rios então existentes.

·       O CONGRESSO MUNDIAL DAS LAGOONAS: fica bem claro que ninguém pode lidar sozinho com tal fartura de lagoonas, porisso deve ser organizada pelo governo mundial latente uma superestrutura organizativa-produtiva no sentido de financiamento e sustentação da coleta e fornecimento de dados – enfim, um roteador-classificador das produções-organizações em torno das pesquisas & desenvolvimentos das lagoonas. Com isso todos se dirigirão a esse elemento ou centro, ao mesmo tempo fornecendo e pegando informações, porque o ritmo será muito acelerado com o passar dos anos depois das primeiras notícias.

·       TODAS AS FORMESTRUTURAS DAS LAGOONAS: já agora haverá condições de pretender buscar TODAS, em toda parte, tanto as do presente quanto as do passado, quer dizer, as páleo-lagoonas. Uma parte destas está onde estão os desertos, porque como vimos sua evolução natural leva a eles; mas não todas, porque não foi para todas que se cumpriu o ciclo.

·       TODAS AS LAGOONAS DA COSTA DO BRASIL: veja que o Brasil tem uma linha-de-costa atual real voltada para o Atlântico e outra virtual mais recente, porém desaparecida, no LAS que sumiu, e onde devem ter existido muitas lagoonas, de que o Pantanal é uma notícia ainda não esgotada. Serão centenas e centenas, milhares talvez, entre as poucas grandes das quais derivaram as pequenas, que eram muitas, muitíssimas.

Em resumo, abriu-se um espaçotempo formidável para buscas e encontros que irá encantar e ocupar a humanidade por largo período. Choverão notícias, várias revistas serão criadas, documentários longos serão feitos – um tempo de felicidade quase geral (porque as escavações incomodarão alguns ecologistas superconservadores - a soma é zero. Mas, como os governempresas têm interesse DE ESTADO nisso, certamente as leis serão passadas e as escavações serão feitas).

Vitória, quinta-feira, 30 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário