sábado, 22 de julho de 2017


Potência de Salto

 

                            Leia o texto anterior neste Livro 94, Saltos Psicológicos, para ir adiante. Veja no patamar psicológico-p.3 o primeiro mundo M1 prestes a possibilitar as condições de salto para o nível informacional-p.4, rumo a I5, quer dizer, fazer a passagem para a terceira natureza, ligando M5 a I1. Quem pode fazer isso é, em geral, nação do primeiro mundo. Claro que em 1810 as nações do primeiro mundo estavam bastante atrasadas na seqüência de Escravismo a Feudalismo a Capitalismo a Socialismo e assim por diante. Não havia bastante Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática). Seguindo as épocas como foram designadas - a Antiguidade (até 476), a Idade Média (476 a 1453), a Idade Moderna (1453 a 1789), a Idade Contemporânea (1789 a 1991) e a Idade Pós-Contemporânea (como a chamei, após 1991) – estávamos muito atrasados em 1810.

                            Olhando a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6) podemos nos perguntar como estão conformados os patamares. Como é que M1, o primeiro mundo, está moldando a Terra no patamar psicológico-p.3? Claro que as pontescadas nos mundos têm degraus mais altos ou mais baixos, mais largos ou mais estreitos, mais profundos ou mais rasos, caminhando neles conjuntos mais ou menos poderosos, metaforicamente com pernas mais ou menos poderosas. Como será na Terra quando, pela primeira vez, podemos vez com antecipação o que está acontecendo? QUAL SERÁ O ESPECIAL DESENHO DA TERRA? Pela primeira vez podemos ver a coisa anunciada ANTES dela acontecer; porque anunciar DEPOIS é muito fácil – seria como fazer previsão do tempo do dia anterior, se choveu ou não. Estamos maximamente interessados em aprender a mapear os saltos, a aprender a ver os mapas gerais dos saltos dos patamares, mesmo se por enquanto podemos contar somente com um único exemplo.

                            Como a Terra se comportará no instante de seu salto para I-p.4? Que países acumularão as condições de Tau Csi (veja o artigo neste Livro 94), o tempolugar amplo de salto, e de Épsilon, o pontinstante de salto?

                            Vitória, sábado, 11 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário