Matemática de 2º Grau
no Modelo
Idealmente a
Matemática deve ser ensinada de oito modos.
OITO
MODOS DESFILANDO NA PASSARELA
(modos distintos e separados, para maior rendimento da absorção)
·
MODOS ALTOS:
1. Ensinaprendizado para os magos;
2. E/a para os teólogos;
3. E/a para os filósofos;
4. E/a para os cientistas;
·
MODOS BAIXOS:
1. E/a para os artistas;
2. E/a para os religiosos;
3. E/a para os ideólogos;
4. E/a para os técnicos.
Fora é claro o ensinaprendizado
preparado para adequar-se ao ritmo dos matemáticos, que são três: 1) os
geômetras; 2) os algebristas; 3) os geo-algebristas. Toda essa compreensão deve
ajustar-se e ser ajustada ao ensinaprendizado de segundo grau. Há ainda as
questões da sala nova, da prancheta eletrônica (a ciberprancheta) e das
apostilhas eletrônicas.
AS
RELAÇÕES INSTRUMENTAIS MATEMÁTICAS
·
Com
o real (o “mundo lá fora”, como dizem);
·
Com
o virtual (as tecnociências de modelação, ou seja, computação gráfica ou
modelação computacional).
RELAÇÕES
COM O REAL
·
Puras
ou teóricas ou de pesquisas ou de criação da linha de frente da
produçãorganização (ou socioeconomia da matemática);
·
Aplicadas
ou práticas ou de desenvolvimento dos modos de ver e usar a Matemática geral
(para todos os níveis: fundamental, primeiro, segundo graus e terceiro graus,
mestrado, doutorado e pós-doutorado).
REAL
APLICAÇÃO
·
Na
retransmissão do corpus da Matemática (revalidação do ensinaprendizado a cada
geração);
·
Uso
comunitário pelas PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e pelos
AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo).
RETRANSMISSÃO
·
Nos
vários níveis;
·
No
segundo grau.
EXTRAÇÃO
DE SEGUNDO GRAU
·
Atração
dos bacharéis;
·
Atração
dos licenciados ou diplomados ou capacitados, cujo processo se interrompe na
universidade, voltando ao segundo grau para ensinar.
Como visto no modelo, todos são
matemáticos, mas do total só 1/9 sentirá atração pela Matemática em si mesma,
8/9 se orientando para os conhecimentos, dos quais os mais matematizados são os
científicos (Físico-química, Biologia-p.2, Psicologia-p.3, Informática-p.4,
Cosmologia-p.5, Dialógica-p.6) e os técnicos (Engenharia/X1, Medicina/X2,
Psiquiatria/X3, Cibernética/X4, Astronomia/X5 e Discursiva/X6).
É preciso ir à fonte, bem lá para trás
mesmo, para atrair mais matemáticos. Como disse o professor-doutor de
matemática da UFES, F, que é feito na Rússia, onde os velhos doutores de 80
anos vão ensinar matemática no pré-primário e no fundamental com toda sabedoria
desde cedo extraindo os matemáticos quando eles não estão viciados pelo
interesse materenergético, quer dizer, pelo jogo da matéria e da energia.
O modelo mostrou claramente que a
adolescência é de longe o período da vida humana mais interessante, deixando
todos os outros para trás, menos a infância de colo, que está relativamente
perto. É porisso que desejo fazer livro de 2º grau, porque é naquela região de
efervescência que se podem RECUPERAR parcialmente os matemáticos quase já
perdidos.
Os três anos do 2º grau correspondem
aos ritos pós-contemporâneos de passagem e é neles que devemos focar com
intensidade, “com força”, como dizem os adolescentes de agora. Os
governempresas deveriam investir pesadamente na reforma-transformação (retrans)
do ensino de matemática do 2º grau, a começar pela confecção dos livros.
A
CONFECÇÃO DOS LIVROS
·
De
dentro para fora,
das concepções para as aplicações;
·
De
fora para dentro,
das aplicações, do mundo como é visto enquanto necessidades humanas, para as
soluções encontradas pela Matemática geral para o Conhecimento geral:
1. Exemplos encontrados nas 6,5 mil
profissões;
2. Exemplos proporcionados pelas
bandeiras e chaves do modelo;
3. Exemplos de todas as áreas do
Conhecimento.
Evidentemente uma coisa assim tão rica
em motivação depende de muita gente se reunir, todo um grupo-tarefa destinado a
construção metódica; não dispondo disso podemos apenas fazer um esforço
cuidadoso para mostrar direção-sentido.
Vitória, terça-feira, 27 de julho de
2004.
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