Ciência da Computação
e Superlínguas
Lá estão os jovens e
as jovens de 18 e 19 anos iniciando o curso de Ciência da Computação, profissão
nova; mal sabem a importância que ela terá, depois de transformada.
NOVÍSSIMA CC
·
Computação
da memória (que é
o que é por enquanto ensinado; até porque não sabem mais que isso);
·
Computação
da inteligência (esse caminho tem estado travado e nada de novo têm saído
dele);
·
Computação
do controle ou comunicação ou verbalização (nesta existe uma confusão
inacreditável).
CONFUSÃO
INACREDITÁVEL NA COMUNICAÇÃO
(“quem não
se comunica se trumbica”, dizia o Chacrinha; trumbicar-se, segundo o
Houaiss digital, é no regionalismo brasileiro se sair mal, se dar mal: trombicar-se)
·
Comunicação
nos cursos de línguas - inclusive de português - postos nas “ciências sociais”;
·
Comunicação
como curso de jornalismo (que é a história baixa, contando o passado de forma
mais frouxa ainda);
·
Comunicação
como todo ato humano (veja em anexo as definições no Aurélio Século XXI)
ORDENANDO
A CC (pondo
ordem)
1.
Computação
da língua;
2.
Computação
da Psicologia (das figuras ou das psicanálises; dos objetivos ou das
psico-sínteses; das produções ou economias; das organizações ou sociologias;
dos espaçotempos ou geo-histórias): como produzir a terceira natureza se a
segunda ainda não foi completamente entendida?
3. Computação dos atos humanos
(construção das cártulas ou cartuchos classificatórios, como pedi);
4. Computação da computação
(metacomputação – a lógica explícimplícita da comput/ação, ato permanente de
computar);
5.
Matemática
da computação (geometria ou inequações da CC e álgebra ou equações da CC) – a
CC está altamente matematizada, mas os grandes matemáticos não se debruçaram
sobre ela COMO PROBLEMA que exige solução programática).
Como você pode ver abaixo nos exemplos
de grades curriculares, o programa é bem amplo e disperso. Não há, como em
quase nada do que é humano, um eixo lógico, até porque o modelo não existia.
Eles não sabem onde estão indo, apenas caminham em frente (o que já é um grande
mérito: se você tomasse crianças que não sabem onde querem chegar, mas
persistem em ir em frente, enfrentando todo tipo de perigo, não haveria de
aplaudi-las?).
Poderíamos re-organizar daquele modo
proposto: 1) caminho da memória (que está sendo trilhado há seis décadas, sem
qualquer gênero de compromisso ou resultado); 2) caminho da inteligência (não
tem sido frutuoso, porque é intrincado demais e só há um exemplo não reflexo);
3) caminho da superlíngua (que pode ser trilhado, porque já praticamos e
teorizamos a Língua geral humana).
Um dos modos de avançar é criar um
CURSO NOVO DE CC voltado para as línguas, fundindo o curso de CC e de Línguas
em CCL, Ciência da Computação da Língua. E ver no que dá.
Vitória, domingo, 19 de setembro de
2004.
COMUNICAÇÃO
S. f.
1.
Ato ou efeito de comunicar(-se).
2.
Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos
e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita,
quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico
especializado, sonoro e/ou visual.
3.
P. ext. A ação de utilizar os meios necessários para realizar tal
comunicação.
4.
P. ext. A mensagem recebida por esses meios.
5.
O conjunto de conhecimentos relativos à comunicação (2), ou que tem implicações
com ela, ministrado nas respectivas faculdades.
6.
A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com
vista ao bom entendimento entre pessoas.
7.
Exposição oral ou escrita sobre determinado assunto: 2
8.
Participação ou aviso de fato ocorrido ou por ocorrer: 2
9.
Convivência, trato, convívio: 2
10.
Caminho de acesso ou de ligação; passagem; passadouro.
11.
Eng. Eletrôn. Transmissão de informação de um ponto a outro por meio de
sinais em fios, ou de ondas eletromagnéticas.
12.
Teor. Inf. Transmissão de mensagem entre uma fonte e um destinatário,
distintos no tempo e/ou no espaço, utilizando um código comum. [Cf. sistema
de comunicação. ] ~ V. comunicações.
Comunicação de massa. Teor. Inf.
1.
Comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e
heterogêneo, atingindo simultaneamente (ou a breve trecho) uma grande
audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa (q. v.).
Comunicação humana. Teor. Inf.
1.
Comunicação social, própria dos seres humanos, baseada em sistemas de signos
(a linguagem falada, v. g.), em oposição à comunicação baseada em sistemas de
instruções ou comandos, como a que se faz entre animais ou máquinas.
Comunicação interpessoal. Teor. Inf.
1.
Comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da
fala, de carta, telefone, etc.
Comunicação não verbal. Teor. Inf.
1.
Comunicação baseada em sistemas de significação independentes da linguagem
falada, como a mímica, a pictografia, a música, etc.
Comunicação social. Teor. Inf.
1.
Processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio
da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda,
etc.
2.
Atividade profissional que se ocupa dessa comunicação.
3.
Comunicação de massa.
4.
Comunicação humana.
Comunicação verbal. Teor. Inf.
1.
Comunicação através da linguagem falada ou da sua forma escrita.
Comunicação visual. Teor. Inf.
1.
Comunicação que se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens.
2.
Programação visual (1).
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GRADE CURRICULAR DE CC NA Internet
Grade
Curricular – Modelo Semestral a partir de 2004
Obs:
Esta grade pode sofrer alguma alteração
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OUTRA
OFERTA (Faculdade
Tancredo Neves)
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
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UMA GRADE AINDA MAIS COMPLETA (e complexa)
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