domingo, 23 de julho de 2017


Ciência da Computação e Superlínguas

 

                            Lá estão os jovens e as jovens de 18 e 19 anos iniciando o curso de Ciência da Computação, profissão nova; mal sabem a importância que ela terá, depois de transformada.

                            NOVÍSSIMA CC

·       Computação da memória (que é o que é por enquanto ensinado; até porque não sabem mais que isso);

·       Computação da inteligência (esse caminho tem estado travado e nada de novo têm saído dele);

·       Computação do controle ou comunicação ou verbalização (nesta existe uma confusão inacreditável).

CONFUSÃO INACREDITÁVEL NA COMUNICAÇÃO (“quem                                         não se comunica se trumbica”, dizia o Chacrinha; trumbicar-se,                                    segundo o Houaiss digital, é no regionalismo brasileiro se sair                                 mal, se dar mal: trombicar-se)

·       Comunicação nos cursos de línguas - inclusive de português - postos nas “ciências sociais”;

·       Comunicação como curso de jornalismo (que é a história baixa, contando o passado de forma mais frouxa ainda);

·       Comunicação como todo ato humano (veja em anexo as definições no Aurélio Século XXI)

ORDENANDO A CC (pondo ordem)

1.     Computação da língua;

2.    Computação da Psicologia (das figuras ou das psicanálises; dos objetivos ou das psico-sínteses; das produções ou economias; das organizações ou sociologias; dos espaçotempos ou geo-histórias): como produzir a terceira natureza se a segunda ainda não foi completamente entendida?

3.    Computação dos atos humanos (construção das cártulas ou cartuchos classificatórios, como pedi);

4.   Computação da computação (metacomputação – a lógica explícimplícita da comput/ação, ato permanente de computar);

5.    Matemática da computação (geometria ou inequações da CC e álgebra ou equações da CC) – a CC está altamente matematizada, mas os grandes matemáticos não se debruçaram sobre ela COMO PROBLEMA que exige solução programática).

Como você pode ver abaixo nos exemplos de grades curriculares, o programa é bem amplo e disperso. Não há, como em quase nada do que é humano, um eixo lógico, até porque o modelo não existia. Eles não sabem onde estão indo, apenas caminham em frente (o que já é um grande mérito: se você tomasse crianças que não sabem onde querem chegar, mas persistem em ir em frente, enfrentando todo tipo de perigo, não haveria de aplaudi-las?).

Poderíamos re-organizar daquele modo proposto: 1) caminho da memória (que está sendo trilhado há seis décadas, sem qualquer gênero de compromisso ou resultado); 2) caminho da inteligência (não tem sido frutuoso, porque é intrincado demais e só há um exemplo não reflexo); 3) caminho da superlíngua (que pode ser trilhado, porque já praticamos e teorizamos a Língua geral humana).

Um dos modos de avançar é criar um CURSO NOVO DE CC voltado para as línguas, fundindo o curso de CC e de Línguas em CCL, Ciência da Computação da Língua. E ver no que dá.

Vitória, domingo, 19 de setembro de 2004.

 

COMUNICAÇÃO

S. f.
1.           Ato ou efeito de comunicar(-se).
2.           Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
3.           P. ext. A ação de utilizar os meios necessários para realizar tal comunicação.
4.          P. ext. A mensagem recebida por esses meios.
5.           O conjunto de conhecimentos relativos à comunicação (2), ou que tem implicações com ela, ministrado nas respectivas faculdades.
6.          A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
7.           Exposição oral ou escrita sobre determinado assunto: 2
8.          Participação ou aviso de fato ocorrido ou por ocorrer: 2
9.          Convivência, trato, convívio: 2
10.         Caminho de acesso ou de ligação; passagem; passadouro.
11.          Eng. Eletrôn. Transmissão de informação de um ponto a outro por meio de sinais em fios, ou de ondas eletromagnéticas.
12.         Teor. Inf. Transmissão de mensagem entre uma fonte e um destinatário, distintos no tempo e/ou no espaço, utilizando um código comum. [Cf. sistema de comunicação. ]  ~ V. comunicações.
Comunicação de massa.  Teor. Inf.
1.           Comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente (ou a breve trecho) uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa (q. v.).
Comunicação humana.  Teor. Inf.
1.           Comunicação social, própria dos seres humanos, baseada em sistemas de signos (a linguagem falada, v. g.), em oposição à comunicação baseada em sistemas de instruções ou comandos, como a que se faz entre animais ou máquinas.
Comunicação interpessoal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da fala, de carta, telefone, etc.
Comunicação não verbal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação baseada em sistemas de significação independentes da linguagem falada, como a mímica, a pictografia, a música, etc.
Comunicação social.  Teor. Inf.
1.           Processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc.
2.           Atividade profissional que se ocupa dessa comunicação.
3.           Comunicação de massa.
4.          Comunicação humana.
Comunicação verbal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação através da linguagem falada ou da sua forma escrita.
Comunicação visual.  Teor. Inf.
1.           Comunicação que se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens.
2.           Programação visual (1).

GRADE CURRICULAR DE CC NA Internet

Grade Curricular – Modelo Semestral a partir de 2004
Obs: Esta grade pode sofrer alguma alteração
Período
Área
Código
Disciplinas
C. H.
Informática
001
Introdução à Ciência da Computação
80 (4 h/a)
 
Informática
002
Laboratório I
40 (2 h/a)
 
Informática
003
Lógica para Ciência da Computação
80 (4 h/a)
 
Matemática
004
Fundamentos Matemáticos
60 (3 h/a)
 
Matemática
005
Geometria Analítica
60 (3 h/a)
 
Português
006
Português Instrumental
40 (2 h/a)
 
Inglês
007
Inglês Instrumental I
40 (2 h/a)
 
 
 
 
400 (20 h/a)


OUTRA OFERTA (Faculdade Tancredo Neves)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Etapa: 1º ANO
Disciplinas
CH. Semanal
CH.
Cálculo Diferencial e Integral I
4
80
Cálculo Diferencial e Integral II
4
80
Comunicação e Expressão
4
80
Inglês Instrumental
4
80
Introdução à Ciência da Computação I
2
40
Introdução à Ciência da Computação II
2
40
Introdução à Lógica
4
80


UMA GRADE AINDA MAIS COMPLETA (e complexa)

Grade curricular do curso
para 2004
[Essencialmente idêntica à grade curricular de 2003]

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