terça-feira, 20 de junho de 2017


D-800 Visual

 

                            Estou mudando minha concepção, achando que o D/800 (Dicionário Oitocentos) original deve mesmo migrar para o L/8000 (Língua Oito Mil), onde seguirá o esquema: 1) a palavra (substantivo feminino ou masculino); 2) pronúncia ou fonética, 3) as palavras (plural), 4) pa-la-vra (divisão silábica ou soletração), 5) desenho ou clipart, 6) definição mais extensa. Já o D-800V ou DV-800 (Dicionário Visual-800), como preferirem, estou vendo agora que deve ser assim:

                            O DV800 (à direita a figura)

O dicionário
 
 
(Figura)
(Fonética; pronúncia)
Di-ci-o-ná-ri-o
Os dicionários

Em lugar de longas definições (no Houaiss digital de um verbete aparecem às vezes 57 delas), apenas a palavra associada a uma imagem, como aparece no precursor (no Brasil) Dicionário Visual Melhoramentos. Da maior simplicidade, porque o povo não dispõe de tempo para ler nem muito menos para procurar raciocinar. Então, vamos poupar tempo e chegar os propósitos: GARANTIR O DOMÍNIO DE 800 PALAVRAS, dentro das categorias do modelo, ou seja, seu sistema classificatório.

Depois, na bibliografia citar vários dicionários.

BIBLIOGRAFIA (indicando para aprimoramento)

·        Houaiss de papel e digital;

·        Aurélio de papel e digital;

·        Dicionário Visual Melhoramentos;

·        Vários outros que sejam usados.

Do objeto para a palavra, movimento mínimo dos analfabetos, o mais rasteiro e desnecessitado das letras possível (levando a todo um movimento de alfabetização, como auxiliar dos pedagogos alfabetizadores). Da palavra para o objeto, ajuda aos mal-afabetizados para confirmação, garantindo apuro. E aí aquela (que percebo cada vez mais como) excelente idéia de Reinaldinho faz supersentido: olhando alternadamente o DV800 brasileiro e o estrangeiro qualquer pessoa poderá saber que palavras usar, colocando-se a fonética. Se couberem quatro caixas em cada página, para 800 palavras precisaremos de 200 páginas, 100 folhas. Muito compacto e manuseável.

Vitória, quarta-feira, 19 de Maio de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário