domingo, 21 de maio de 2017


Segundo Princípio

 

                            Observando como as pessoas nas repartições (tanto governamentais quanto empresariais, embora bem menos nestas) demoram a nos atender, podemos requisitar a instalação universal desse PRINCÍPIO-DO-ATENDIMENTO-NUM-SEGUNDO ou segundo-princípio (pois deve existir um primeiro-princípio – será talvez gostar de atender, para o quê deveríamos ser treinados).

                            Acho que os pesquisadores deveriam recorrer às pesquisas de campo nas repartições e em todos os lugares para medir quanto demora efetivamente o atendimento, colocando numa Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas. Para AMBIENTES (repartições dos órgãos internacionais, das nações, dos estados, dos municípios/cidades) e para PESSOAS (de empresas, de grupos e até atendimento familiar e individual). Era muito pior por telefone nas empresas, agora melhorou um pouco. Quanto destoa nos diversos mundos, de um a cinco? Em quanto tempo atendem nas empresas em que houve treinamento específico? Com que qualidade, isto é, qual o percentual de soluções de casos?

                            De fato, levando em conta que o coração bate uma vez em pouco menos de um segundo e tomando o segundo como unidade, deveria tudo que esperamos acontecer no máximo após um segundo, apenas, idealmente, embora, é claro, demore muito mais que isso. Com a banda larga uma música pode (6,4 megas) ser baixada a 256 KB/s (efetivos 1/8 ou 32 KB/s) em 200 segundos ou 3,33 minutos. Imagine que isso é 200 vezes o SP, um tempo longuíssimo – para ver como estamos distantes do que seria o melhor para nós. O ser humano não funciona em minutos e sim em segundos, senão em menos que isso, porque para o olho num segundo há 25 quadros e a mão é ainda mais veloz que os olhos. Há algo errado num mundo que tenta impingir às pessoas que baixar essa música em mais de três minutos é uma conquista excepcional (só se for em relação ao passado – mas, se ficarmos erguendo o passado como métrica, por quê não levantamos logo a bandeira primitiva?). Os governempresas precisam colocar a cabeça no lugar, pensar no SP com afinco e dedicação, deixando de arrotar falsas vitórias.

                            De fato, tudo é paquidermicamente, diplodocamente lento.

                            É irritante demais.

                            Vitória, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004.

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