terça-feira, 23 de maio de 2017


Como Éramos Pequenos em Janice...

 

                            A texana Janis (Janice) Lyn Joplin (1943 a 1970, apenas 27 anos entre datas) era uma das minhas heroínas. Pop star, estrela popular americana que pelo seu jeito aberto encantou o mundo e a mim mesmo, eu a adorava, porisso não veja no que vai ler crítica a ela e sim a nós mesmos.

                            É que quando somos jovens a gente foca numa pessoa, idéia, país, desejo, vontade, objeto, paixão, sentimento e outras fixações que nos fazem esquecer o resto. Das tecnartes (são 22 as que consegui listar) ao Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) nós esprememos o mundo para caber em nossas preferências estreitas. O mundo é grande e nossas cabeças bem pequenas. Mas, se nós não tivéssemos esses gostos que levamos adiante, como é que os outros, os que virão depois, conheceriam os grandes? É preciso que alguém se lembre e apresente, é ou não é? Assim, faz todo sentido que foquemos, para dar teste/mundo de grandeza.

PAGO TRIBUTO A ELA: PARA TI, Ó BELA, PEQUENA LEMBRANÇA (se ao mesmo os tempos e os espaços tivessem coincidido, mais tanta coisa...)

JANIS JOPLIN
     Janis Lyn Joplin nasceu no dia 19 de janeiro de 1943, em Port Arhur, Texas. Ela poderia ter sido apenas um bicho grilo em sua cidadezinha onde todos odiavam os beatniks, mesmo sem saber o que eram, ou ter tomado um rumo mais ortodoxo e se formado em Sociologia na Lamar State Collegy of Technology, mas Janis preferiu ser a cantora branca de voz negra que marcou para sempre a História do blues com um sucesso meteórico que durou cerca de três anos - enquanto viva - e um verdadeiro culto ao seu modo de cantar que já dura mais de três décadas. Aos 20 anos, trilhando os caminhos da folk music, Janis já está envolvida com drogas, pequenos furtos e brigas de ruas.

                            Vitória, quinta-feira, 04 de março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário