segunda-feira, 24 de abril de 2017


Índices de Propaganda

 

                            A propaganda, enquanto operação das elites visando o apossamento da capacidade de trabalho dos povos, eu detesto, mas ela tem também sua serventia, que estou buscando fazer prosperar.

                            DOIS APONTAMENTOS INICIAIS

·        O que as pessoas têm (capacidades);

·        O que elas não têm, mas querem ter (desejos de ter ou ser).

IDENTIFICANDO O TER OU O SER DAS PESSOAS

·        Criando a partir do TER (matéria, energia e informação - índices MEI);

·        Gerando a partir do SER (memória, inteligência e controle ou comunicação – indicadores MIC).

É preciso ENQUADRAR O ALVO (medindo seu FUNDO SER/TER, seu desenho de corpomente) conforme seja PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa) ou AMBIENTE (município/cidade, estado, nação, mundo). A quem se dirige a propaganda? Sobre isso já falei, de outra forma.

A questão agoraqui é esta: como avaliar o que as pessoambientes têm e do que elas precisam? A “precisão” (muito precisa), como diz o povo, seria dividida em NECESSIDADES PRIMÁRIAS (ou verdadeiras ou sentidas ou essenciais) e NECESSIDADES PLURAIS (ou falsas ou artificiais ou supérfluas, que superfluem dos desejos, que constituem o adoecimento da vontade, a sofreguidão), as segundas, terceiras, quartas e quintas vontades, desejos que podem ser criados. Naturalmente as necessidades primárias giram em torno da Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo e fogo energia, no centro Vida, no centro do centro Vida-racional; quer dizer, os elementos constitutivos, continuidade da Vida e apelo racional ou civilizatório – tudo que reforçar isso nas necessidades plurais terá condição de “emplacar” ou ter sucesso total).

Enquadrando o alvo, se a pessoa tem perna curta tudo que a leve às liberdades associadas às pernas compridas irá alvoroçá-la. Se tem ombros estreitos e ombros largos são valorizados na coletividade o anúncio da possibilidade irá levá-la ao consumo. Já se vê que a contraparte do consumo é o ambiente, que deve ser medido também. É diferente fazer propaganda em Quixeramobim, Ceará, e Vitória, Espírito Santo, porque as expectativas são diferentes, nas ligações com o Conhecimento, com as chaves e bandeiras e assim por diante. Qual é o MAPA DE PROPAGANDA DE QUIXERAMOBIM? Isso nunca foi preparado, é claro. A cada vez que é encomendada uma propaganda o tecnartista deve sacar de sua intuição a régua emocional de cálculo, sem qualquer tecnociência associada, nem qualquer base mesmo rudimentar de apoio ou amparo. Não há no mundo avaliação da listagem dos dois ou três milhões estimados de bairros e distritos, até porque não tinham tido essa ideia. Ninguém se preocupou em fazer uma avaliação prévia nem em encomendá-la a outrem, com um FUNDO DE AVALIAÇÃO pago por todas as agências ou pelos governempresas. É surpreendente quão belas podem ser algumas propagandas sobre bases tão frágeis.

Ademais, os DESEJOS DE TER (são pesados) distinguem-se dos DESEJOS DE SER (são leves). Aqueles são de juntar, de amealhar, dizem respeito a mentes que vão se tornando cada vez mais tensas e oprimidas, estes ao contrário vão se fazendo cada vez mais leves. Aqueles são de compromissos materenergéticos, enquanto estes são de liberdade: apelar ao livre-arbítrio pode ser até ofensivo quando nos dirigimos aos sufocados do TER, ao passo que amarrar ao pescoço dos libertos as grossas correntes da posse é afrontoso ataque à dignidade deles.

Por aí se vê que a Propaganda geral depende de intensas discussões no mais alto nível do Conhecimento, especialmente no filosófico, longe do qual os propagandistas ou publicitários têm passado sistematicamente.

Vitória, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004.

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