Atlas de Notícias
Olhando a mídia (TV,
Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet), devíamos classificá-la como um
produto do espaço (do menor ao maior) atingido e do tempo (do maior ao menor)
em que são dadas as respostas.
QUEM
QUER RESPOSTAS? (Em
quantidade e em qualidade no espaçotempo humano, quer dizer, geo-histórico)
·
0/100,
10/90, 20/80, 30/70, 40/60, 50/50, 60/40, 70/30, 80/20, 90/10, 100/0
(quantidade/qualidade);
·
Idem
(espaço/tempo).
RELEVÂNCIA
PESSOAMBIENTAL (quem quer saber dos chatos e dos impertinentes?) – como
marcadas
·
RELEVÂNCIA PESSOAL
1. Indivíduos proeminentes;
2. Famílias salientes;
3. Grupos significativos;
4. Empresas destacadas.
·
RELEVÂNCIA AMBIENTAL
1. Municípios/cidades expressivas;
2. Estados ressaltantes;
3. Nações enérgicas;
4. Parte ativa do mundo.
Segundo os critérios do quadro de
quesitos QUANDONDE estão acontecendo as coisas? Se aplicássemos uma GRADE DE
RELEVÂNCIA ao globo terrestre o que ressaltaria, o que pularia para fora como
notável, como registrável (pelos critérios de agora, que serão, como já sabemos,
diferentes dos do futuro)?
A CNN já faz isso, mas não de acordo
com o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia,
Ciência/Técnica e Matemática), com critérios altos e mundialmente significantes
– ela coloca um OLHAR AMERICANO sobre o mundo e não é só isso que queremos.
Dentro do Atlas de Toque precisamos de uma seção dinâmica que ATUALIZE, que
torne atual o AT, que foque desde as últimas semanas até o último minuto. Isso,
por si só, será oura grande construção.
Vitória, domingo, 04 de janeiro de
2004.
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