quarta-feira, 22 de março de 2017


O Que Está Oculto

 

                            Tomo como aproximadamente certo (a partir das estatísticas que estão na minha cabeça) que o ES representa 2,5 % ou 1/40 do Brasil e que este igualmente significa 2,5 % ou 1/40 do mundo – daí nosso territorialmente pequeno estado, 45.597 km2 dos 150 milhões de km2 de terras emersas, teria em produçãorganização 1/1.600 do mundo. Muito menos, se contarmos que o percentual capixaba do Brasil só aumentou recentemente e o de nosso país no PIB planetário também foi dilatado somente nas últimas décadas. Contando o acumulado, pode ser que o Brasil seja 1/100 do mundo e o ES 1/100 do Brasil.

                            Isso significaria que 99 em cada 100 bibliotecas estão fora do Brasil e que 9.999 em cada 10.000 livrarias se situam fora do ES, além-mundo.  Só pegamos um ticozinho do todo, uma nadazinho quase insignificante. Como é que pode fazer qualquer coisa com tão pouco? Como é que podemos representar algo de significativo no universo humano com tão pequena herança do passado? Quando se está na Califórnia, que representa talvez 1/10 dos EUA, que são ¼ ou 25 % do mundo, têm-se à disposição 1/40 do total, o que quer dizer que 5 em 200 universidades estão por lá, que 10 em 400 laboratórios operam por perto. Que várias coisas importantes e significativas a nível mundial estão acontecendo nas vizinhanças.

                            Aqui no ES pouco acontece de importante ou essencial e o que ocorre ainda é travado pelas elites provincianas dominantes, que bloqueiam tudo de dentro para se parecerem com os de fora, que copiam. Não deixam acontecer nada dentro por medo de reprovação. Como são apenas 1/1.600 ou 1/10.000 do todo, a atenção voltada para elas é minúscula, uma porqueirinha, PORQUE elas não produzem nada de novo, só fazem copiar, copiar, copiar e se sentirem grandes em seres macacos copiadores.

                            Com um foco tão pequeno, como é possível projetar qualquer coisa? É um lugar bem estranho para se escolher nascer. Acho que os outros lugares do mundo são muito concorridos, razão pela qual sobra o ES.

                            Mas, não se alarme, com qualquer coisa é possível fazer uma revolução. Na realidade o ES está em boa posição, como já mostrei, e daqui pode-se fazer muito, desse lugar e tempo rejeitados. Acredite nisso e toque a vida para frente, porque mesmo dos menores lugares (ou talvez porisso mesmo deles) surgem coisas fantásticas. O ocultamento de tanto faz com que as pessoas superaproveitem os recursos locais e acaba dando certo. O que está oculto, pela lógica, é o que será revelado, porque o que está super à vista tende a ser desprezado.

                            Vitória, sábado, 04 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário