Gosto do Consumidor
Li num filme, creio
que o nome era Joe Sujo (peguei
pedacinhos, e é chato à bessa), na cena em que ele fica perguntando ao dono de
uma remota loja de fogos de artifício se têm isso e aquilo e ele não têm nada,
exceto o que gosta de vender, ao que o JS responde: “o consumidor é que tem de
gostar”.
Isso possibilita a
colocação de uma empresa exatamente com esse nome: GOSTO DO CONSUMIDOR. É que
nunca vi em parte alguma uma empresa dedicada a pesquisar para as outras as
condições de venda dilatada dos produtos fabricados pelas encomendantes do
presumido serviço. Os produtores, as indústrias, e os vendedores, o comércio,
têm como certo que basta a intuição (nem naquilo que é supostamente mais
natural, o sexo, podemos fazer o melhor apenas pensando cada um isoladamente e
desde o início) para dar o melhor quadro de referência da comercialização ou
venda em atacado ou a varejo.
Seria preciso
preparar técnicos e artistas para sondar as opiniões dos consumidores e isso de
duas óticas: 1) a interna, os pensamentos próprios do que seja a Psicologia -
figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias,
organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias – do adquirente; 2)
a externa, a sondagem de campo. E tudo isso tanto do LADO POSITIVO, pela
aquisição real, quanto do LADO NEGATIVO, as críticas, que nunca são
averiguadas.
Deveríamos ser
capazes de investigar as vontades dos compradores, da clientela. Por exemplo,
se um determinado tapete é comprado evidentemente alguém gostou dele, mas
ninguém vai aos PROCON’s (Defesa do Consumidor) saber das queixas sobre os
defeitos de fabricação, ninguém visita as residências dos consumidores para
saber o que deu errado, ninguém vai às oficinas verificar os defeitos de uso. O
controle de qualidade, que avançou tanto, não se completou, não foi a 100 %, ficou
apenas no desejo incontrolável de vender e se apoderar do dinheiro alheio. Não
há ainda, nem remotamente, a EMPRESA ABSOLUTA, aquela que não deixa escapar
nada. Não há enquetes nas ruas, só as pesquisas de RECALL (lembrança de marca
ou produto).
É aqui que podemos
mundialmente nos inserir.
Vitória,
sexta-feira, 01 de agosto de 2003.
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