terça-feira, 7 de março de 2017


Corpos Pintados

 

                            Certa jornalista americana entrevistou Angelina Jolie, que falou das tatuagens que têm – são várias – como pintura do corpo.

                            Lembrei-me que nossos corpos têm uma superfície de 25 mil cm2 e como cada m2 = 100 cm x 100 cm = 10.000 cm2 isso significa uma tela de 2,5 m2 ou 1,25 m 2,00 m, o que não é pouco, é tela à bessa. Na realidade devemos descontar as unhas, as regiões de cabelo (cabeça em todos, axilas e virilhas nos homens), lábios, supercílios, etc.

                            É claro que muitos pais e mães abominam e os filhos e as filhas desses e dessas fazem escondido. E há aqueles casos exagerados dos que pintaram o corpo inteiro, mas a tendência geral é que, na falta do quê fazer, pois há TANTO tempo livre para o ser humano, e em razão também da diversidade cultural, os seres humanos cada vez mais usem seus corpos como tela, até que haja o esvaziamento dialético e o retorno à posição anterior. De forma que podemos esperar nas próximas décadas um movimento contínuo rumo às tatuagens, primeiro pelos jovens, depois contaminando os adultos e finalmente virando motivação social nobre, na medida em que os jovens de agora assumam décadas à frente o poder, assim como vem acontecendo continuamente, através das gerações.

                            Então, já que será assim, os governempresas deveriam investigar e até estimular pausadamente, olhando os consultórios (se devemos chamar assim), observando as agulhas, prestando atenção nos prestadores de serviços, preparando a medicina, estimulando as artes, descobrindo mais motivos bonitos e assim por diante.

                            Afinal de contas, no limite teremos em 30 anos (os recém-nascidos tornam-se adultos nesse prazo) 6,3 bilhões de humanos de agora vezes 2,5 m2 igual a uns 16 bilhões de metros quadrados, o que é muita tela para pintura.

                            Vitória, domingo, 03 de agosto de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário