Composição de
Personagens
Bons artistas, os
melhores, compõe sozinhos ou em grupos magnificamente as personagens. Pode
acontecer deles fazerem o que ficou conhecido como workshop, OFICINA DE
TRABALHO, uma reunião entre seus iguais para desenvolver a tipologia
psicológica. Até fazem pesquisa entre operários, se for o caso, para a
construção mais apurada, etc.
Porém, nunca ouvi
falar disto: uma empresa que leve profissionalmente para a indústria
cinematográfica a antecipação dessa construção, ou seja, a tarefa metódica (com
método) de desenvolver com rigor a Psicologia (figuras ou psicanálises,
objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou
sociologias, espaçotempos ou geo-histórias; ou, fazendo as perguntas do
jornalismo/cartografia, a correspondência baixa da história/geografia: quem,
por quê, com quê, como e quando-aonde?) das personagens. Profissionalmente,
isto é, com um grupo-tarefa dedicado permanentemente a isso, desenvolvendo com
o tempo a tecnarte da composição e entregando aos atores e atrizes, e ao
diretor, principalmente, as personagens prontinhas para transfiguração. As
roupas, os objetos, os trejeitos, o enquadramento de época, os gestos admitidos.
Tais profissionais
estudariam incessantemente os filmes do passado, os roteiros que serão
filmados, as vontades dos diretores, os atores e atrizes por suas preferências.
Tal empresa contratará cenógrafos, confeccionadores de roupas, todo tipo de
gente que há em volta do processo de criação para pré-parar TUDO à volta da
operação cinematográfica, de modo que não haja a mínima falha.
E até criará um
programáquina (programa em máquina dedicada) FILME 1.0 que seja renovável a
cada três anos, à Microsoft, introduzindo sua experiência de longo curso,
tornando-o cada vez mais perfeito, também, e propiciando o aparecimento de
competidores (nos quais investirá).
Vitória,
sexta-feira, 01 de agosto de 2003.
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