quinta-feira, 23 de março de 2017


As Cinco Ditaduras

 

                            O modelo diz que a Bandeira ou Chave do Labor é composta de operários, intelectuais, financistas e militares, com os burocratas no centro, daí podermos afirmar que há cinco ditaduras, na realidade quatro, desaguando SEMPRE num centro.

                            AS CINCO DITADURAS TÊM NOME

·        Ditadura operária (chamada “ditadura do proletariado”; grassou na União Soviética de 1917 a 1991 – na verdade, como poderemos ver ao observar atentamente, tornou-se uma ditadura do burocraciado, uma ditadura do BIRÔ, bureau, escritório, em francês);

·        Ditadura intelectual (é tida como a mais benéfica, e foi pregada por Platão);

·        Ditadura financista (raramente é vista);

·        Ditadura militar (essa, nós tivemos no Brasil de 1964 a 1985); tudo

·        Desaguando em DITADURA BUROCRÁTICA.

Como essas ditaduras preparam ou habilitam os QUADROS DITATORIAIS entre as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) nos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundos)? Como as pessoas são treinadas para operar? De onde surgem, se antes não estavam? Mas sim, claro, estavam, só não se manifestavam, pois o mundo é de soma zero 50/50, meio-a-meio, na realidade (2,5 + 47,5 + 47,5 + 2,5) %, quer dizer, 47,5 são de esquerda e 2,5 % de extrema esquerda, 47,5 % são de direita e 2,5 % de extrema direita SEMPRE, constantemente. Se os governempresas não se mantiverem no centro acabarão por extremizar como ditaduras. Há nitidamente um ciclo que se cumpre em todos os ambientes. Como os ambientes menores estão dominados as ditaduras municipais/urbanas e estaduais cumprem-se junto com as das nações, enquanto o mundo não se faz inteiro pela globalização. A época das ditaduras menores já passou, deu-se antes da constituição da nação-estado.

Poderíamos estender muito a sintanálise, com a ajuda do modelo, mas não é o caso agoraqui. Por exemplo, como as ditaduras se manifestam ou se mostram na Economia (base agropecuária/extrativismo, base industrial, base comercial, base de serviços, base bancária – e base tributária, pois é preciso extrair ESFORÇO DITATORIAL do povo, via pré-acumulação das elites nas empresas)?

Vitória, terça-feira, 14 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário