terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


Temas Clássicos

 

Ouvi quando criança num long-play de meu tio AP O Voo do Besouro de Nicolai Rimsky-Korsakov e nunca mais esqueci. Procurei por décadas, até que as facilidades da Internet trouxeram de volta em várias interpretações.

Nikolai Rimsky-Korsakov
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fb/Nikolay_A_Rimsky_Korsakov_1897.jpg/375px-Nikolay_A_Rimsky_Korsakov_1897.jpg
Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov (em russo: Никола́й Андре́евич Ри́мский-Ко́рсаков, transl. Nikolaj Andreevič Rimskij-Korsakov; Tikhvin, 18 de março de 1844Lyubensk, 21 de junho de 1908[a 1]) foi um militar, professor, maestro e compositor russo, membro do grupo de compositores conhecidos como "Os cinco" ( grupos formado por Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Rimsky Korsakov ). Considerado um mestre em orquestração, suas mais conhecidas composições orquestrais — Capriccio Espagnol, o poema sinfônico Scheherazade e Abertura da Grande Páscoa Russa - são muito valorizadas entre os principais repertórios de música clássica, assim como suítes e fragmentos de algumas das suas quinze óperas. Scheherazade é um exemplo de seu constante emprego de contos de fadas e contos populares em suas composições.

É sobre um inseto.

É sobre um besouro.

É sobre algo bem corriqueiro a que um grande autor deu grande importância, assim como Heitor Villa-Lobos colocou à disposição dos séculos o Uirapuru, pássaro brasileiro, e O Trenzinho do Caipira, e Carlos Gomes a figura de um indígena, O Guarani. Imitando Fernando Pessoa, tudo é clássico quando a mente não é pequena. Como disse alguém, a melhor época para plantar carvalhos teria sido há 80 anos; na falta disso, é agora.

TEMAS CLÁSSICOS BRASILEIROS (teria sido melhor terem feito há 200 anos, mas na ausência de sabedoria na ocasião, devem falar de agora)

1.       A conquista da Amazônia;

2.      A construção das hidrelétricas;

3.      A corrupção de agora e de sempre;

4.     As crianças brincando;

5.      As febres palustres;

6.     Augusto Ruschi;

7.      Chaleira;

8.     Lavadeiras;

9.     Os 517 anos de colonização do Brasil pelos portugueses;

10.   Os governos ineficientes;

11.    Os insetos da Mata Atlântica;

12.   Pantanal Mato-grossense;

13.   Rio Amazonas;

14.   Time de futebol;

15.   Milhões de temas.

Tudo que a grande mente engrandecer e tornar atrativo para as mentes que ainda não atentaram. Pois é isto que a Tecnarte geral faz: por exemplo, torcendo as cores com o pincel e outros instrumentos, chama a mente a especular sobre a janela do olhar.

AS 26 TECNARTES CLÁSSICAS (uma delas é a Música geral e dentro dela a particular música clássica característica)

TÉCNICA-ARTE
ESCURIDÃO
TOTAL
Artes da AUDIÇÃO (2)
Músicas, discursos, etc.
2
Artes da VISÃO (9)
Poesia, prosa, pintura (a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings), desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos, vitrais), LABIRINTOS (jogos), etc.
11
Artes do OLFATO (1)
Perfumaria, etc.
12
Artes do PALADAR (4)
Comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.
16
Artes do TATO (10), sentido central.
Arquiengenharia, cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui – não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração (inclusive do corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc.), paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé), PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros sentidos, inclusive olfato com perfumes) etc.
26

Quando a mente é pequenininha, dela só saem coisas diminutas. Esse é, por enquanto, o retrato do Brasil que os pequenos daqui e de fora diminuíram. Contudo, podem os de agora construir - para o futuro Brasil de daqui a 200 anos - a grandeza dessas coisas que eles de lá no tempo adiante não poderão ter.

Vitória, terça-feira, 21 de fevereiro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário