terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


Redes Urbanas

 

                            Na enciclopédia Conhecer Universal, tomo 9, p. 1.606, há um maravilhoso desenho das redes urbanas.

                            AS REDES URBANAS

·        Elétricas

·        Telefônicas

·        De água quente

·        De esgotos

·        De água pluvial (da chuva)

·        De água para hidrantes

·        De água potável (para beber e outros usos)

·        De gás

·        De metrô e trens de superfície

·        De televisão

·        De fibra ótica (para vários serviços)

É claro que podemos usar a Bandeira Elementar para firmar todas as redes como: 1) redes no ar, 2) redes na água, 3) redes na terra/solo, 4) redes no fogo/energia. As na T/S podem ser: 3a) acima do solo, 3b) ao nível do solo, 3c) abaixo do solo, subterrâneas (como grande parte das citadas acima). As do ar correspondem às rotas de aviões, de helicópteros e outras. As da água às marinhas, lacustres, fluviais. As de fogo/energia são mais difíceis de definir, porque se confundem com as aéreas, mas creio que poderíamos delimitá-las como as de satélites e que tais. Há os próprios logradouros, claro, as ruas, avenidas, praças e demais linhas de fluxo.

Enfim, a Cidade e o Município (em maiúsculas conjunto ou grupo ou família de municípios) são complexos. Infelizmente não há quem aborde isso, nem os canais Discovery e National Geographic, o que é realmente uma pena, desconhecidos ainda o corpomente dos municípios/cidades, dos estados, das nações e do mundo, todas as veias e artérias de escoamento dos fluídos ambientais.

As perguntas mais interessantes e profundas não vêm sendo feitas, o que é deveras preocupante, enquanto índice ou apontamento da incompetência humana de ver, exceto nessas nunca bastante louvadas enciclopédias.

Vitória, sábado, 24 de maio de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário