sábado, 24 de dezembro de 2016


Quem é Cimabue?

 

Em seu livro, 2º volume de As Maravilhas do Conhecimento Humano, Porto Alegre, Globo, 1957, Henry Thomas diz na página 159: “Cimabue foi aclamado mestre supremo. Um dia, em suas excursões, não longe de Florença, avistou um menino tomando conta de carneiros, mas não da maneira habitual, com simples olhares de vigilância, e sim, por assim dizer, com um olhar interior. Por outras palavras, o menino estava rascunhando seus carneiros, com uma pedra fina e pontuda. Atraído pela habilidade do menino, o artífice-mestre levou o principiante como seu aprendiz, nos serviços que tinha a fazer em várias cidades. Esse menino, agora tido como o pai da pintura, foi Ambrigiotto [assim no livro] di Bondone, resumidamente chamado Giotto”. O certo, segundo a Web, é Ambrogiotto.

GIOTTO

Giotto di Bondone
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano (atual Vicchio, 1267Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Giovanni Boccaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que foi cada vez mais se firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Em seus trabalhos pela península Itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e com Boccaccio, que o menciona em seu livro, Decamerão.
O papa Bento XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apoia uma tradição da Basílica de Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos seria um auto-retrato de Giotto.

Giotto, fisicamente anão, gigante espiritual, chegou até 2017. Agora, afinal de contas, quem era o Mestre Supremo Cimabue?

CIMABUE

Cimabue
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cenni di Petro (Giovanni) Cimabué (c.12401302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.
A sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". O seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.
Cimabue introduziu a ideia de tratar imagens e obras como indivíduos. O seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.
Julgando pelas suas encomendas, Cimabue parece ter sido um artista muito reconhecido no seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi o seu principal rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis, na parede do transepto: a Crucificação e a Descida da Cruz.

CIMABUE E GIOTTO

CIMABUE.
CIMABUE E GIOTTO.
GIOTTO.
Resultado de imagem para cimabue
Florentino, c.1240-1302.
Resultado de imagem para cimabue e giotto
Resultado de imagem para ambrogiotto di bondone
Vicchio, 1267-1337.

Cimabue, de mestre supremo a desconhecido, Giotto de cuidador de carneiros a mestre reconhecido 800 anos depois.

Ninguém sabe quem vai ficar.

Vitória, sábado, 24 de dezembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário