sexta-feira, 23 de dezembro de 2016


Patentes = Inteligências

 

                            Na Rede Cognata patentes (PTNTS = ONTTNTS = ONTGNGS) = INTELIGÊNCIAS (ONTGNCS), vejas as regrinhas de conversão. É uma surpresa para mim, embora eu nunca houvesse desdenhado as patentes e idéias, até porque insisti durante 20 anos ou mais com meus irmãos para entrarmos no setor.

                            Mas eu não fazia, estava voltado inteiramente para o modelo, as posteridades e as ulterioridades, fora os artigos e a política. Se não desdenhava também não me dedicava – passava ao largo por indiferença, pois isso é visto como algo sem maior significado, que as inteligências menores devem resolver. Pelo menos é a opinião de Wiener, o pai da Cibernética, como já referi várias vezes.

                            Então, para minha total surpresa, a Rede Cognata vem mostrar que as patentes são inteligências, isto é, são perfeitamente legítimas sob o ponto de vista dos pesquisadores (para além da ótica dos desenvolvedores). Diríamos que tem excelente pedigree, vem de boa cepa, de boa raça, de prestigiosa família.      

                            Isso quer dizer que Thomas A. Edison, que fez 1.093, e Edwin Land, que fez 535 patentes, tiveram outras tantas “inteligências”, ou repentes criativos. São legítimos insigths, como dizem os americanos, ou relâmpagos ah-há! Ou eurekas, no modo de ver dos gregos. Descobertas importantíssimas, que fazem prosperar a humanidade para níveis mais altos de humanização e resposta.

                            Eu já havia feito milhares quando deparei com isso, mas agora me sinto mais satisfeito de ver que Wiener e outros estavam mesmo errados, cheios de preconceito malsão.

                            Vitória, sexta-feira, 09 de agosto de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário