Listas Socioeconômicas
Em
lugar das Listas Amarelas dos catálogos telefônicos, estas acima
sugeridas. Evidentemente nos últimos 30 anos as chamadas Telelistas melhoraram
muito, por comparação a antes, mas ainda há muito mais a fazer, e creio que
podemos entrar no negócio, com grande proveito para quem faz e para quem
recebe. Elas são gratuitas para o usuário, pagas por propagandas vendidas aos
anunciantes e não sei que outras fontes de renda.
As
atuais têm:
1) Telelista: a) Guia do Cidadão, b) Mapa
e Guia de Ruas, c) Guia de Medicina e Saúde (com a relação oficial dos
medicamentos genéricos), fora os telefones residenciais e comerciais (as
Páginas Amarelas, propriamente ditas).
2) Editel: a) mapas, 2) médicos da
UNIMED, mais telefones residenciais e comerciais.
E há as
coisas comuns a todas elas, os Serviços de Urgência e Telefones Úteis. DDD, e
uma tonelada de outras coisas. No entanto, por mais que tenham avançado, ainda
continuam primitivas, pois não há uma visão de campo, uma visão globalizante,
inovadora também. É isso que pretendemos, com a ajuda do modelo.
Olhe só, a
Psicologia se divide em: 1) psicanálise ou figuras, 2) psico-síntese ou
objetivos, 3) economia ou produção, 4) sociologia ou organização, no centro o
espaçotempo psicológico ou geo-história. A Economia, por sua vez, se divide em:
1) agropecuária/extrativismo, 2) industriais, 3) comércio, 4) serviços, no
centro os bancos. Poderíamos dividir as listas dessa forma, em cinco seções:
Agropecuária/Extrativismo, Bancos, Comércio, Indústrias e Serviços (em ordem
alfabética), cada uma com uma cor do espectro, desde o vermelho ao azul. A
primeira seria ainda dividida em Agropecuária e Extrativismo; Agropecuária
seria repartida em Agricultura e Pecuária (esta comportando os vários tipos de
gado). O Comércio poderia ser Periférico e Central.
Com relação
ao Governo geral, nos níveis ambientais: 1) municipal/urbano, 2) estadual, 3) federal,
4) mundial. Cada nível por seus poderes: 1) Executivo, 2) Legislativo, 3)
Judiciário. Tudo na ordem do alfabeto. Quanto às pessoas, dos telefones
residenciais, podemos agrupá-los em: 1) indivíduos, 2) famílias, 3) grupos, 4)
empresas.
Ou seja,
grandes conjuntos: a) lista residencial ou de pessoas, b) lista empresarial ou
de economias, 3) lista de organizações ou de governos, inclusive ONG’s (Organizações
Não-Governamentais) 4) lista de auxílios (diversões, tecnartes).
Também
podemos oferecer uma seção especial para as formas de conhecimento: 1)
Magia/Arte, 2) Teologia/Religião, 3) Filosofia/Ideologia (com os partidos
políticos), 4) Ciência/Técnica, e no centro a Matemática. Devemos privilegiar
os institutos, centros de pesquisa & desenvolvimento, as
universidades/faculdades.
Como não
temos os recursos financeiros e de pessoal o ideal seria nos associarmos a uma
empresa estabelecida (que já oferece o serviço em CD), protegendo a idéia com
registro.
Enfim, se
trata de uma visão bem estabelecida do espaçotempo humano ou psicológico.
Olhando-se uma cidade e as cidades de um estado, o que podemos ver? Deveríamos
ser capazes também de mostrar os principais produtos oferecidos.
O principal
para nós é tomar conhecimento de tudo que existe nos municípios/cidades, nos
estados, nas nações e, futuramente, no mundo – em resumo, ter uma visão
completíssima da rede de negócios.
Vitória,
segunda-feira, 26 de agosto de 2002.
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