terça-feira, 20 de dezembro de 2016


Costas Largas

 

Morei em Linhares inicialmente de 1963 a 1971, oito anos, depois voltei de 1984 a 1987 como fiscal. Escrevi para os jornais de lá. Sabendo que os ricos, médio-altos e médios iam às praias de Conceição da Barra (até Itaúnas), de São Mateus (em Guriri), de Aracruz (Santa Cruz e outras), de Vitória e até de Guarapari e de Marataízes, sugeri à prefeitura criar uma localidade aonde parte da população do município pudesse ir, deixando o dinheiro por lá mesmo. Os pobres e miseráveis iam às lagoas, aliás, muito melhores.

O prefeito fez isso, inaugurando Pontal.

O MUNICÍPIO E A PRAIA CRIADA

O MUNICÍPIO.
PONTAL DO IPIRANGA.
Em termos do ES, é grande.

Não cresceu ainda mais porque os prefeitos que passaram por lá são bem fraquinhos, tímidos, sem imaginação.

Não aparece na Web, porém medindo grosseiramente com o metro do Google Earth dá mais de 100 km. Além de, para o ES, serem compridas, as costas são largas, há grande área inóspita na qual o plantio de árvores não é viável – havia cobertura, mas raciocinei que demorou muitos milênios para chegar a clímax, o terreno não é fértil, é basicamente faixa de areia de 40 km de largura.

Porisso penso que, observada a restauração e a proteção ambiental, isso também favorece o município. No ES, Linhares é grande de todas as formas, inclusive dessa – só que os sucessivos prefeitos, além de simplórios, não contratam planejadores e observadores.

Vitória, terça-feira, 20 de dezembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário